CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA:
INTERFACE TEÓRICO-PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022543Palavras-chave:
Aprendizagem da Língua Escrita. Consciência Fonológica. Intervenção Didática.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a aprendizagem da Língua Portuguesa a partir de uma intervenção didática com foco na construção da consciência fonológica. Trata-se, metodologicamente, de uma pesquisa qualitativa. Os resultados apontam que as atividades de consciência fonológica contribuíram de modo significativo no aprendizado da leitura e da escrita, reafirmando que é fundamental um trabalho sistemático em sala, a fim de levar os estudantes a fazerem reflexões fonológicas e, desse modo, contribuírem no processo de aprendizagem da língua escrita. Assim, é fundamental um trabalho sistemático em sala, com o fim de levar os estudantes a fazerem reflexões fonológicas, visando uma colaboração mais efetiva, no processo de alfabetização dos mesmos.
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Referências
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Aceito em 2022-02-15
Publicado em 2022-07-05