CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA:

INTERFACE TEÓRICO-PRÁTICA

Autores

  • Érica Raiane de Santana Galvão Universidade Federal de Alagoas
  • Viviane Caline de Souza Pinheiro Universidade Federal de Alagoas
  • Adriana Cavalcanti dos Santos Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2022543

Palavras-chave:

Aprendizagem da Língua Escrita. Consciência Fonológica. Intervenção Didática.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a aprendizagem da Língua Portuguesa a partir de uma intervenção didática com foco na construção da consciência fonológica. Trata-se, metodologicamente, de uma pesquisa qualitativa. Os resultados apontam que as atividades de consciência fonológica contribuíram de modo significativo no aprendizado da leitura e da escrita, reafirmando que é fundamental um trabalho sistemático em sala, a fim de levar os estudantes a fazerem reflexões fonológicas e, desse modo, contribuírem no processo de aprendizagem da língua escrita. Assim, é fundamental um trabalho sistemático em sala, com o fim de levar os estudantes a fazerem reflexões fonológicas, visando uma colaboração mais efetiva, no processo de alfabetização dos mesmos.

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Publicado

2022-07-05

Como Citar

Galvão, Érica R. de S. ., Pinheiro, V. C. de S. ., & Santos, A. C. dos . (2022). CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA: : INTERFACE TEÓRICO-PRÁTICA. Revista Brasileira De Alfabetização, (17). https://doi.org/10.47249/rba2022543

Edição

Seção

ARTIGOS