POR UMA EDUCAÇÃO LITERÁRIA ANTIRRACISTA

"REINAÇÕES DE NARIZINHO" EM NOVAS EDIÇÕES

Autores

  • Paulo AIlton Ferreira da Rosa Junior Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2022577

Palavras-chave:

Educação antirracista, Educação literária, Sítio do Picapau Amarelo, Monteiro Lobato

Resumo

No centro dos debates contemporâneos em torno da obra de Monteiro Lobato está o argumento do preconceito racial expresso em seus textos, em especial nos que compõem o ciclo do Sítio do Picapau Amarelo. Avança um movimento de diversos autores em defesa da reescritura desses textos, propondo releituras e adaptações que recontam e reelaboram essas narrativas retirando passagens que hoje entendemos racistas e, até mesmo, personagens que estejam no protagonismo delas. Perante isso, o objetivo deste artigo é demonstrar como uma leitura crítica do texto integral de “Reinações de Narizinho” pode ser muito mais efetiva na concretização de uma educação antirracista do que o apagamento dessas marcas, que pode acabar resultando em um esquecimento da perenidade e da difusão deste tipo de violência em nossa sociedade e cerceando oportunidades de debate em torno da mesma.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BANDEIRA, Pedro. Narizinho: a menina mais querida do Brasil. Ilustrações Renato Alarcão. São Paulo: 2019.

CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 24, n. 9, p. 803-809, set. 1972.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2018b.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2018.

DALVI, Maria Amélia. Educação literária: história, formação e experiências. In: DALVI, Maria Amélia; SILVA, Arlene Batista da; SOUZA, Renata Junqueira de; BATISTA, Ana Karen Costa (Org). Literatura e Educação: História, formação e experiência. Campos dos Goytacazes, RJ : Brasil Multicultural, 2018

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 2019.

GLASS, Ronald D. Entendendo raça e racismo: por uma educação racialmente crítica e antirracista. R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 93, n. 235, p. 883-913, set./dez. 2012

LAJOLO, Marisa. ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: história & histórias. São Paulo: Ática, 2007.

LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. Org. Marisa Lajolo. Ilustrações Lole. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2019 [1947].

PAIXÃO, Marcelo; CARVANO, Luiz. Censo e demografia: a variável cor ou raça no interior dos sistemas censitários brasileiros. In: PINHO, Osmundo Araújo; SANSONE, Livio (org.). Raça: novas perspectivas antropológicas. 2. ed. Salvador: UFBA, 2008. p. 25-61.

SCHUARCZ, Lília Moritz. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

SCHUCMAN, Lia Vainer. Racismo e antirracismo: a categoria raça em questão. Revista Psicologia Política, São Paulo, v. 10, n. 19, p. 41-55, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-549X2010000100005. Acesso em: 26 jul. 2021.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Ferreira da Rosa Junior, P. A. (2022). POR UMA EDUCAÇÃO LITERÁRIA ANTIRRACISTA: "REINAÇÕES DE NARIZINHO" EM NOVAS EDIÇÕES. Revista Brasileira De Alfabetização, (18). https://doi.org/10.47249/rba2022577

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2021-12-27
Aceito em 2022-12-14
Publicado em 2022-12-31