POR UMA EDUCAÇÃO LITERÁRIA ANTIRRACISTA

"REINAÇÕES DE NARIZINHO" EM NOVAS EDIÇÕES

Autores/as

  • Paulo AIlton Ferreira da Rosa Junior Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2022577

Palabras clave:

Educação antirracista, Educação literária, Sítio do Picapau Amarelo, Monteiro Lobato

Resumen

No centro dos debates contemporâneos em torno da obra de Monteiro Lobato está o argumento do preconceito racial expresso em seus textos, em especial nos que compõem o ciclo do Sítio do Picapau Amarelo. Avança um movimento de diversos autores em defesa da reescritura desses textos, propondo releituras e adaptações que recontam e reelaboram essas narrativas retirando passagens que hoje entendemos racistas e, até mesmo, personagens que estejam no protagonismo delas. Perante isso, o objetivo deste artigo é demonstrar como uma leitura crítica do texto integral de “Reinações de Narizinho” pode ser muito mais efetiva na concretização de uma educação antirracista do que o apagamento dessas marcas, que pode acabar resultando em um esquecimento da perenidade e da difusão deste tipo de violência em nossa sociedade e cerceando oportunidades de debate em torno da mesma.

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Publicado

2022-12-31

Cómo citar

Ferreira da Rosa Junior, P. A. (2022). POR UMA EDUCAÇÃO LITERÁRIA ANTIRRACISTA: "REINAÇÕES DE NARIZINHO" EM NOVAS EDIÇÕES. Revista Brasileira De Alfabetização, (18). https://doi.org/10.47249/rba2022577

Número

Sección

ARTIGOS
Recibido 2021-12-27
Aceptado 2022-12-14
Publicado 2022-12-31