SOFTWARE EDUCATIVO NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2022578

Palavras-chave:

Educação. Alfabetização. Software livre. Software gratuito. Direitos de aprendizagem.

Resumo

Considerando a importância da utilização de recursos tecnológicos no contexto escolar, neste artigo, analisamos software livres ou gratuitos para a alfabetização da leitura e escrita no Ensino Fundamental. Realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental que contou com a apresentação dos software em suas relações com os “Parâmetros Curriculares Nacionais” e os “Direitos de Aprendizagem do Ciclo de Alfabetização do Ensino Fundamental”. Os resultados da pesquisa demonstraram a existência de um grande número desse tipo de software, nos quais percebemos potencialidades e limitações. Concluímos que o papel do professor é fundamental na escolha desses aplicativos, pois nessa escolha é importante considerar qual concepção de ensino de língua está implícito na proposta de utilização do software.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

de Araújo Lima, A., Alencar, A. F. de, Vicente, R. B., & Silva, L. N. da. (2022). SOFTWARE EDUCATIVO NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. Revista Brasileira De Alfabetização, (18). https://doi.org/10.47249/rba2022578

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2022-01-12
Aceito em 2022-12-06
Publicado em 2022-12-31