REINVENTAR A PRÁTICA
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA PERSPECTIVA DISCURSIVA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022596Palavras-chave:
alfabetização e letramento, abordagem discursiva, plataforma digital,, literatura e reescritaResumo
O presente texto propõe ao leitor debruçar-se sobre uma prática pedagógica no contexto da alfabetização desenvolvida através de plataforma digital, tendo em vista os processos de isolamento social em decorrência das questões sanitárias implicadas pela pandemia de Covid-19. O trabalho em questão que ocorre a partir de materiais de apoio e aulas síncronas na plataforma Moodle centrase numa perspectiva discursiva de linguagem. O texto se desenvolve transpassando questões de encaminhamento pedagógico, relação família e escola, um breve relato de uma intervenção literária também desenvolvida através do uso da mesma plataforma e análise acerca de uma experiência de reescrita de texto. É preciso ressaltar que parte do bom desenvolvimento do trabalho pautado nas abordagens bakhtinianas de linguagem com vista às conquistas na apropriação, autoria e empoderamento da linguagem das crianças envolvidas no processo, se deve, também, à estrutura (empréstimo de computador e rede de internet imprescindíveis para os processos de escolarização em contexto de isolamento social) oferecida, pela escola onde a prática acontece, às famílias que não contavam com esta estrutura tendo em vista fatores sociais e econômicos.
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Aceito em 2022-03-24
Publicado em 2022-03-24