REINVENTAR A PRÁTICA

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA PERSPECTIVA DISCURSIVA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2022596

Palavras-chave:

alfabetização e letramento, abordagem discursiva, plataforma digital,, literatura e reescrita

Resumo

O presente texto propõe ao leitor debruçar-se sobre uma prática pedagógica no contexto da alfabetização desenvolvida através de plataforma digital, tendo em vista os processos de isolamento social em decorrência das questões sanitárias implicadas pela pandemia de Covid-19. O trabalho em questão que ocorre a partir de materiais de apoio e aulas síncronas na plataforma Moodle centrase numa perspectiva discursiva de linguagem. O texto se desenvolve transpassando questões de encaminhamento pedagógico, relação família e escola, um breve relato de uma intervenção literária também desenvolvida através do uso da mesma plataforma e análise acerca de uma experiência de reescrita de texto. É preciso ressaltar que parte do bom desenvolvimento do trabalho pautado nas abordagens bakhtinianas de linguagem com vista às conquistas na apropriação, autoria e empoderamento da linguagem das crianças envolvidas no processo, se deve, também, à estrutura (empréstimo de computador e rede de internet imprescindíveis para os processos de escolarização em contexto de isolamento social) oferecida, pela escola onde a prática acontece, às famílias que não contavam com esta estrutura tendo em vista fatores sociais e econômicos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BAKHTIN, M. A cultura popular na idade média. São Paulo: Editora Hucitec, 2010.

_______________. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

BRASIL. Portaria MEC n. 544/2020 – Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios

digitais, enquanto durar a situação da pandemia do novo coronavírus – Covid-19, e revoga as portarias MEC

nº473, de 12 de maio de 2020, Brasília, 2020, Brasília, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/

portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. 8ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2018.

EAGLETON, T. Humor: o papel fundamental do riso na cultura. Rio de Janeiro: Editora Record, 2020.

FISCHMANN, R. Identidade, identidades – indivíduo, escola: passividade, ruptura, construção. In: TRINDADE,

A. org. Multiculturalismo: mil faces da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

FREIRE, P. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. São Paulo: Paz & Terra, 2021.

GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015.

GIOVANI, F.; MACHADO, A. L., OLIVEIRA, L. G. No meio do caminho tinha uma pandemia: Alfabetização,

letramento e a formação do leitor literário por meio do projeto Ananse. Revista Sobre tudo. UFSC, 2021.

GOULART, C. Alfabetização e discurso: dilemas e caminhos metodológicos. Campinas, SP: Mercado das Letras,

LAGARES; Rosilene. A educação no Tocantins no cenário da pandemia do novo Coronavírus: desvelamento de

desigualdades. Revista Educação Básica em Foco, v. 1, n. 1, 2020. Disponível em: https://educacaobasicaemfoco.

net.br/NumeroAtual/Artigos/AEducacao-no-Tocantis-no-cenario-de-pandemia-Rosilene-Lagares Acesso em: 15

de out. 2021.

LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Editora Ática, 1997.

MORICONE, R. Uma planta muito faminta. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2021.

PARO, V. H. Qualidade no ensino: contribuição dos pais. São Paulo: Editora Intermeios, 2018.

RANDO, S. O incrível livro do Gildo. São Paulo: Brinque-Book Editora de livros, 2018.

SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. São Paulo:

Cortez, 2012.

Downloads

Publicado

2022-03-24

Como Citar

Machado, A. L. ., & Giovani, F. (2022). REINVENTAR A PRÁTICA: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA PERSPECTIVA DISCURSIVA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL. Revista Brasileira De Alfabetização, (16), 137–146. https://doi.org/10.47249/rba2022596

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2022-03-24
Aceito em 2022-03-24
Publicado em 2022-03-24