TENDÊNCIAS TEÓRICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO NOS GRUPOS DE PESQUISA DO DIRETÓRIO BRASIL/LATTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2022597

Palavras-chave:

Alfabetização, Grupos de Pesquisa, Ancoragem Teórica

Resumo

O artigo apresenta resultado de investigação desenvolvida entre 2017-2021, cujo objetivo foi identificar as tendências na ancoragem teórica de grupos de pesquisa voltados para as discussões concernentes à área de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia teve como ponto de partida o acesso ao Diretório dos Grupos (http://lattes.cnpq. br/web/dgp), por meio dos descritores ‘alfabetização’ e ‘linguagem’. Primeiramente, realizouse a leitura das ‘repercussões dos grupos’ e, posteriormente, a leitura de resumos de teses e dissertações. O principal destaque na ancoragem teórica dos grupos são os aspectos relacionados à perspectiva histórico-cultural, à abordagem discursiva da linguagem e aos estudos sobre letramento como tendências mais evidentes da atualidade.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Lapa de Aguiar, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com Especialização em "Metodologia do Ensino: Séries Iniciais (pré à 4a série)" (UFSC); Mestre em Educação (UFSC), com bolsa de pesquisa CAPES (1996-1998); Doutora em Educação pela UFSC (2004-2007) com bolsa de pesquisa CNPq e Estágio de Doutoramento pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP/Portugal - jul/fev/2006), com bolsa de pesquisa CAPES. Entre 1985-1999: atuou na educação básica em escolas públicas e particulares de Florianópolis/SC. De 1999 até 2010: atuou em cursos de Graduação no município de Joinville/SC, com atividades voltadas para a formação continuada em redes de ensino (estadual e municipal). Atualmente é professora adjunta II do Departamento de Estudos Especializados em Educação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (EED/CED/UFSC), atua na área de Organização Escolar e desenvolve pesquisas voltadas para a formação de professores com ênfase na formação da alfabetizadora. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino de Língua Portuguesa - NEPALP.

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Publicado

2022-03-24

Como Citar

Lapa de Aguiar, M. A., & Guitel, L. L. . (2022). TENDÊNCIAS TEÓRICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO NOS GRUPOS DE PESQUISA DO DIRETÓRIO BRASIL/LATTES. Revista Brasileira De Alfabetização, (16), 172–184. https://doi.org/10.47249/rba2022597

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2022-03-24
Aceito em 2022-03-24
Publicado em 2022-03-24