THEORETICAL TRENDS FOR LITERACY IN RESEARCH GROUPS OF THE DIRECTORY BRASIL/LATTES
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022597Keywords:
literacy, Research groups, Theoretical anchorageAbstract
The article presents the investigation outcome carried out in the period between 2017 and 2021, aiming at identifying trends when it comes to theoretical anchorage of research groups focused on discussions concerning the literacy area in the first years of the elementary school. The starting point of the methodology was the access to the Group Directory (http://lattes.cnpq.br/web/dgp), through the descriptors ‘literacy’ and ‘language’. At first, the reading of the ‘group repercussions’ was carried out and, later, the reading of the thesis and dissertations summaries. The main highlights on the theoretical anchorage of the groups are the aspects related to the historical-cultural perspective, the discursive approach of the language and the studies on literacy as more evident trends currently.
Metrics
References
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educ. Soc. , Campinas,
v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013. Disponível em:
https://bit.ly/3q1ppLZ. Acesso em: 30 ago. 2017.
GERALDI, João W. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado das Letras,
GERALDI, João W. Portos de passagem. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
GONTIJO, Cláudia M. M. O processo de alfabetização: novas contribuições. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
GONTIJO, Cláudia M. M. Alfabetização: a criança e a linguagem escrita. Campinas: Autores Associados, 2003.
GONTIJO, Cláudia M. M. Alfabetização: políticas mundiais e movimentos nacionais. Campinas: Autores
Associados, 2014.
GOULART, Cecilia M. A apropriação da linguagem escrita e o trabalho alfabetizador na escola. Cadernos de
Pesquisa, São Paulo, n. 110, p. 157-175, jul. 2000. Disponível em: https://bit.ly/3lR0Gsj. Acesso em: 20 nov. 2021.
GOULART, Cecilia M. A. Alfabetização e ensino da linguagem na escola e no contexto da cultura escrita. Pensares
em Revista, São Gonçalo, RJ, n. 6, p. 9-22, jan./jun. 2015. Disponível em: https://bit.ly/3ydO6s7. Acesso em: 20
nov. 2021.
MORTATTI, Maria do Rosário L. Os sentidos da alfabetização: 1876/1994. São Paulo: Editora Unesp, 2000.
MORTATTI, Maria do Rosário L. Educação e letramento. São Paulo: Unesp, 2004.
MORTATTI, Maria do Rosário L. Métodos de alfabetização no Brasil: uma história concisa. São Paulo: Editora
Unesp digital, 2019.
SMOLKA, Ana Luiza B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 2. ed. São
Paulo: Cortez; Campinas, Editora da Unicamp, 1989.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepted 2022-03-24
Published 2022-03-24