TENDÊNCIAS TEÓRICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO NOS GRUPOS DE PESQUISA DO DIRETÓRIO BRASIL/LATTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2022597

Palavras-chave:

Alfabetização, Grupos de Pesquisa, Ancoragem Teórica

Resumo

O artigo apresenta resultado de investigação desenvolvida entre 2017-2021, cujo objetivo foi identificar as tendências na ancoragem teórica de grupos de pesquisa voltados para as discussões concernentes à área de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia teve como ponto de partida o acesso ao Diretório dos Grupos (http://lattes.cnpq. br/web/dgp), por meio dos descritores ‘alfabetização’ e ‘linguagem’. Primeiramente, realizouse a leitura das ‘repercussões dos grupos’ e, posteriormente, a leitura de resumos de teses e dissertações. O principal destaque na ancoragem teórica dos grupos são os aspectos relacionados à perspectiva histórico-cultural, à abordagem discursiva da linguagem e aos estudos sobre letramento como tendências mais evidentes da atualidade.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Lapa de Aguiar, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com Especialização em "Metodologia do Ensino: Séries Iniciais (pré à 4a série)" (UFSC); Mestre em Educação (UFSC), com bolsa de pesquisa CAPES (1996-1998); Doutora em Educação pela UFSC (2004-2007) com bolsa de pesquisa CNPq e Estágio de Doutoramento pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP/Portugal - jul/fev/2006), com bolsa de pesquisa CAPES. Entre 1985-1999: atuou na educação básica em escolas públicas e particulares de Florianópolis/SC. De 1999 até 2010: atuou em cursos de Graduação no município de Joinville/SC, com atividades voltadas para a formação continuada em redes de ensino (estadual e municipal). Atualmente é professora adjunta II do Departamento de Estudos Especializados em Educação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (EED/CED/UFSC), atua na área de Organização Escolar e desenvolve pesquisas voltadas para a formação de professores com ênfase na formação da alfabetizadora. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino de Língua Portuguesa - NEPALP.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educ. Soc. , Campinas,

v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013. Disponível em:

https://bit.ly/3q1ppLZ. Acesso em: 30 ago. 2017.

GERALDI, João W. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado das Letras,

GERALDI, João W. Portos de passagem. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

GONTIJO, Cláudia M. M. O processo de alfabetização: novas contribuições. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

GONTIJO, Cláudia M. M. Alfabetização: a criança e a linguagem escrita. Campinas: Autores Associados, 2003.

GONTIJO, Cláudia M. M. Alfabetização: políticas mundiais e movimentos nacionais. Campinas: Autores

Associados, 2014.

GOULART, Cecilia M. A apropriação da linguagem escrita e o trabalho alfabetizador na escola. Cadernos de

Pesquisa, São Paulo, n. 110, p. 157-175, jul. 2000. Disponível em: https://bit.ly/3lR0Gsj. Acesso em: 20 nov. 2021.

GOULART, Cecilia M. A. Alfabetização e ensino da linguagem na escola e no contexto da cultura escrita. Pensares

em Revista, São Gonçalo, RJ, n. 6, p. 9-22, jan./jun. 2015. Disponível em: https://bit.ly/3ydO6s7. Acesso em: 20

nov. 2021.

MORTATTI, Maria do Rosário L. Os sentidos da alfabetização: 1876/1994. São Paulo: Editora Unesp, 2000.

MORTATTI, Maria do Rosário L. Educação e letramento. São Paulo: Unesp, 2004.

MORTATTI, Maria do Rosário L. Métodos de alfabetização no Brasil: uma história concisa. São Paulo: Editora

Unesp digital, 2019.

SMOLKA, Ana Luiza B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 2. ed. São

Paulo: Cortez; Campinas, Editora da Unicamp, 1989.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

Publicado

2022-03-24

Como Citar

Lapa de Aguiar, M. A., & Guitel, L. L. . (2022). TENDÊNCIAS TEÓRICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO NOS GRUPOS DE PESQUISA DO DIRETÓRIO BRASIL/LATTES. Revista Brasileira De Alfabetização, (16), 172-184. https://doi.org/10.47249/rba2022597

Edição

Seção

ARTIGOS