TENDÊNCIAS TEÓRICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO NOS GRUPOS DE PESQUISA DO DIRETÓRIO BRASIL/LATTES
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022597Palavras-chave:
Alfabetização, Grupos de Pesquisa, Ancoragem TeóricaResumo
O artigo apresenta resultado de investigação desenvolvida entre 2017-2021, cujo objetivo foi identificar as tendências na ancoragem teórica de grupos de pesquisa voltados para as discussões concernentes à área de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia teve como ponto de partida o acesso ao Diretório dos Grupos (http://lattes.cnpq. br/web/dgp), por meio dos descritores ‘alfabetização’ e ‘linguagem’. Primeiramente, realizouse a leitura das ‘repercussões dos grupos’ e, posteriormente, a leitura de resumos de teses e dissertações. O principal destaque na ancoragem teórica dos grupos são os aspectos relacionados à perspectiva histórico-cultural, à abordagem discursiva da linguagem e aos estudos sobre letramento como tendências mais evidentes da atualidade.
Métricas
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educ. Soc. , Campinas,
v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013. Disponível em:
https://bit.ly/3q1ppLZ. Acesso em: 30 ago. 2017.
GERALDI, João W. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado das Letras,
GERALDI, João W. Portos de passagem. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
GONTIJO, Cláudia M. M. O processo de alfabetização: novas contribuições. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
GONTIJO, Cláudia M. M. Alfabetização: a criança e a linguagem escrita. Campinas: Autores Associados, 2003.
GONTIJO, Cláudia M. M. Alfabetização: políticas mundiais e movimentos nacionais. Campinas: Autores
Associados, 2014.
GOULART, Cecilia M. A apropriação da linguagem escrita e o trabalho alfabetizador na escola. Cadernos de
Pesquisa, São Paulo, n. 110, p. 157-175, jul. 2000. Disponível em: https://bit.ly/3lR0Gsj. Acesso em: 20 nov. 2021.
GOULART, Cecilia M. A. Alfabetização e ensino da linguagem na escola e no contexto da cultura escrita. Pensares
em Revista, São Gonçalo, RJ, n. 6, p. 9-22, jan./jun. 2015. Disponível em: https://bit.ly/3ydO6s7. Acesso em: 20
nov. 2021.
MORTATTI, Maria do Rosário L. Os sentidos da alfabetização: 1876/1994. São Paulo: Editora Unesp, 2000.
MORTATTI, Maria do Rosário L. Educação e letramento. São Paulo: Unesp, 2004.
MORTATTI, Maria do Rosário L. Métodos de alfabetização no Brasil: uma história concisa. São Paulo: Editora
Unesp digital, 2019.
SMOLKA, Ana Luiza B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 2. ed. São
Paulo: Cortez; Campinas, Editora da Unicamp, 1989.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2022-03-24
Publicado em 2022-03-24