OS AVANÇOS E AS LIMITAÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022606Palavras-chave:
Formação de Professores; Programa Residência Pedagógica; Alfabetização.Resumo
Em resposta ao Edital nº 06/2018 da Capes, o Programa Residência Pedagógica, curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru, fomentou a iniciação à docência, convivência com a função docente e vivência de experiências educativas e profissionais, em condições diversificadas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental Anos Iniciais, em escolas públicas. O objetivo do texto é apresentar os avanços e as limitações encontradas no que tange a formação do professor alfabetizador. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo do tipo participante, resultando em análises sobre as ações propostas e desenvolvidas, conforme o Plano de Atividades do Residente; as necessidades das escolas e as inquietudes que possibilitaram reflexões.
Métricas
Referências
ALVES, Nilda (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1992.
CANDAU, Vera M. F. (Org.) Rumo a uma nova didática. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
GATTI, Bernadete. A. et al. Formação de professores para o ensino fundamental: instituições formadoras e seus currículos. Estudos & Pesquisas Educacionais, São Paulo, n. 1, p. 95-138, 2010.
GATTI, Bernadete. A. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 57, p. 24-54, 2014.
_____. Políticas educacionais e educação básica: desafios para as políticas e formação docente. In: PACHECO RIOS, J. A. V. (Org.). Políticas, práticas e formação na educação básica. Salvador: Editora da UFBA, 2015. p. 25-34.
GATTI, Bernadete A.; BARRETO, Elba S. S. Professores: aspectos de sua profissionalização, formação e valorização social. Brasília, DF: UNESCO, 2009. (Relatório de pesquisa).
GATTI, Bernadete A.; BARRETO, Elba S. de S.; ANDRÉ, Marli E. D. de A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.
LIMA. Maria do Socorro L. Reflexões sobre o Estágio/Prática de Ensino na Formação de Professores. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 8, n. 23, p. 195-205, jan./abr. 2008.
MENDONÇA, Sueli G. L; FERNANDES, Maria José S. (orgs.) PIBID/Unesp: memórias e trajetórias no campo da formação de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Graduação, 2016.
NÓVOA, Antônio. Professores: imagens do futuro presente. Porto: Ed. Porto, 2007.
PIMENTA, Selma. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortes, 1999.
PIMENTA, Selma G.; LIMA, Maria do Socorro L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, -Volume 3, Números 3 e 4, 2005/2006.
_____. Estágio e docência. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
RAMALHO, Betânia; NUÑEZ, Isauro; GAUTHIER, Clermont. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. Porto Alegre: Sulinas, 2003.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2022-06-18
Publicado em 2022-07-05