OS AVANÇOS E AS LIMITAÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022606Keywords:
Teacher Training; Pedagogical Residency Program; Literacy.Abstract
In response to Capes Notice No. 06/2018, the Pedagogical Residency Program, pedagogy course of the Faculty of Sciences of UNESP of Bauru, promoted initiation to teaching, coexistence with the teaching function and experience of educational and professional experiences, in diverse conditions in Early Childhood Education and Elementary School, in public schools. The aim of the text is to present the advances and limitations found regarding the training of the literacy teacher. For this, a qualitative study of the participant type was carried out, resulting in analyses on the actions proposed and developed, according to the Resident's Activity Plan; the needs of schools and the concerns that enabled reflections.
Metrics
References
ALVES, Nilda (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1992.
CANDAU, Vera M. F. (Org.) Rumo a uma nova didática. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
GATTI, Bernadete. A. et al. Formação de professores para o ensino fundamental: instituições formadoras e seus currículos. Estudos & Pesquisas Educacionais, São Paulo, n. 1, p. 95-138, 2010.
GATTI, Bernadete. A. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 57, p. 24-54, 2014.
_____. Políticas educacionais e educação básica: desafios para as políticas e formação docente. In: PACHECO RIOS, J. A. V. (Org.). Políticas, práticas e formação na educação básica. Salvador: Editora da UFBA, 2015. p. 25-34.
GATTI, Bernadete A.; BARRETO, Elba S. S. Professores: aspectos de sua profissionalização, formação e valorização social. Brasília, DF: UNESCO, 2009. (Relatório de pesquisa).
GATTI, Bernadete A.; BARRETO, Elba S. de S.; ANDRÉ, Marli E. D. de A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.
LIMA. Maria do Socorro L. Reflexões sobre o Estágio/Prática de Ensino na Formação de Professores. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 8, n. 23, p. 195-205, jan./abr. 2008.
MENDONÇA, Sueli G. L; FERNANDES, Maria José S. (orgs.) PIBID/Unesp: memórias e trajetórias no campo da formação de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Graduação, 2016.
NÓVOA, Antônio. Professores: imagens do futuro presente. Porto: Ed. Porto, 2007.
PIMENTA, Selma. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortes, 1999.
PIMENTA, Selma G.; LIMA, Maria do Socorro L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, -Volume 3, Números 3 e 4, 2005/2006.
_____. Estágio e docência. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
RAMALHO, Betânia; NUÑEZ, Isauro; GAUTHIER, Clermont. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. Porto Alegre: Sulinas, 2003.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepted 2022-06-18
Published 2022-07-05