CONHECIMENTO HISTÓRICO E FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022612Palavras-chave:
Ensino de história, Consciência histórica, Formação inicial, PedagogiaResumo
O presente texto apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo refletir acerca das concepções sobre ensino de história considerando o papel dessa disciplina enquanto formação de uma consciência histórica, voltada para a compreensão dos problemas da vida. A partir das narrativas orais observadas em sala de aula, relatórios produzidos por alunos do curso de Pedagogia e aplicação de questionário semiestruturado buscou-se compreender a construção do conhecimento histórico levando-se em conta sua experiência enquanto estudantes e perspectivas enquanto futuros docentes. Os resultados da pesquisa indicam a prevalência de concepções consideradas “tradicionais” sobre o ensino de história, vinculada a aquisições de uma lista de fatos e acontecimentos, desconexos do tempo presente
Métricas
Referências
ABUD, Kátia Maria. A história nossa de cada dia: Saber escolar e o saber acadêmico na sala de aula.,2012
BARCA, Isabel. Os jovens portugueses: ideias em História. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 22, n. 02, p. 381-403, jul./dez. 2004
COOPER, Hilary. Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de 3 a 8 anos. Educar, Curitiba, v. Especial, p.171-190, 2006
FERRO, Marc. A manipulação da História no ensino e nos meios de comunicação. São Paulo: IBRASA, 1983.
FONSECA, Selva Guimarães. A História na educação básica: conteúdos, abordagens e metodologias Anais do I Seminário Nacional: currículo em movimento – Perspectivas Atuais Belo Horizonte, Novembro de 2010
GERMINARI, Geyso Dongley; BARBOSA, Marcos Roberto. Educação histórica e consciência histórica: fundamentos e pesquisa In: Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Curitiba, v. 9, n. 21, jan./abr. 2014.
LEE, Peter. Em direção a um conceito de literacia histórica. Revista Educar- Especial. Curitiba: UFPR,2006
RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história: fundamentos da ciência histórica. 1ª reimpressão. Brasília: Editora UNB, 2010.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos; GARCIA. Tânia Maria Braga. A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história. Cad. Cedes, Campinas, vol.25,n.67,p.297-308.set/dez.2005
SILVA, Marcos Antônio da; FONSECA, Selva Guimarães. Ensino de História hoje: errâncias, conquistas e perdas. Rev. Bras. Hist. São Paulo, v. 30, n. 60, p. 13 a 33 de 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2022-06-18
Publicado em 2022-07-05