CONHECIMENTO HISTÓRICO E FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

Autores

  • Claudete de Sousa Nogueira Universidade Estadual Paulista/UNESP

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2022612

Palavras-chave:

Ensino de história, Consciência histórica, Formação inicial, Pedagogia

Resumo

O presente texto apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo refletir acerca das concepções sobre ensino de história considerando o papel dessa disciplina enquanto formação de uma consciência histórica, voltada para a compreensão dos problemas da vida. A partir das narrativas orais observadas em sala de aula, relatórios produzidos por alunos do curso de Pedagogia e aplicação de questionário semiestruturado buscou-se compreender a construção do conhecimento histórico levando-se em conta sua experiência enquanto estudantes e perspectivas enquanto futuros docentes. Os resultados da pesquisa indicam a prevalência de concepções consideradas “tradicionais” sobre o ensino de história, vinculada a aquisições de uma lista de fatos e acontecimentos, desconexos do tempo presente

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ABUD, Kátia Maria. A história nossa de cada dia: Saber escolar e o saber acadêmico na sala de aula.,2012

BARCA, Isabel. Os jovens portugueses: ideias em História. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 22, n. 02, p. 381-403, jul./dez. 2004

COOPER, Hilary. Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de 3 a 8 anos. Educar, Curitiba, v. Especial, p.171-190, 2006

FERRO, Marc. A manipulação da História no ensino e nos meios de comunicação. São Paulo: IBRASA, 1983.

FONSECA, Selva Guimarães. A História na educação básica: conteúdos, abordagens e metodologias Anais do I Seminário Nacional: currículo em movimento – Perspectivas Atuais Belo Horizonte, Novembro de 2010

GERMINARI, Geyso Dongley; BARBOSA, Marcos Roberto. Educação histórica e consciência histórica: fundamentos e pesquisa In: Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Curitiba, v. 9, n. 21, jan./abr. 2014.

LEE, Peter. Em direção a um conceito de literacia histórica. Revista Educar- Especial. Curitiba: UFPR,2006

RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história: fundamentos da ciência histórica. 1ª reimpressão. Brasília: Editora UNB, 2010.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos; GARCIA. Tânia Maria Braga. A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história. Cad. Cedes, Campinas, vol.25,n.67,p.297-308.set/dez.2005

SILVA, Marcos Antônio da; FONSECA, Selva Guimarães. Ensino de História hoje: errâncias, conquistas e perdas. Rev. Bras. Hist. São Paulo, v. 30, n. 60, p. 13 a 33 de 2010.

Downloads

Publicado

2022-07-05

Como Citar

Sousa Nogueira, C. de. (2022). CONHECIMENTO HISTÓRICO E FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE. Revista Brasileira De Alfabetização, (17). https://doi.org/10.47249/rba2022612

Edição

Seção

DOSSIÊ
Recebido em 2022-04-29
Aceito em 2022-06-18
Publicado em 2022-07-05