HISTORICAL KNOWLEDGE AND INITIAL TEACHING TRAINING
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022612Keywords:
History teaching, Historical awareness, Initial training, PedagogyAbstract
This text presents the results of a research that aims to reflect on the conceptions of teaching history considering the role of this discipline as the formation of a historical conscience, aimed at understanding the problems of life. Based on the oral narratives observed in the classroom, reports produced by students of the Pedagogy course and the application of a semi-structured questionnaire sought to understand the construction of historical knowledge taking into account their experience as students and perspectives as future teachers. The research results indicate the prevalence of conceptions considered “traditional” about the teaching of history, linked to the acquisition of a list of facts and events, disconnected from the present time.
Metrics
References
ABUD, Kátia Maria. A história nossa de cada dia: Saber escolar e o saber acadêmico na sala de aula.,2012
BARCA, Isabel. Os jovens portugueses: ideias em História. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 22, n. 02, p. 381-403, jul./dez. 2004
COOPER, Hilary. Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de 3 a 8 anos. Educar, Curitiba, v. Especial, p.171-190, 2006
FERRO, Marc. A manipulação da História no ensino e nos meios de comunicação. São Paulo: IBRASA, 1983.
FONSECA, Selva Guimarães. A História na educação básica: conteúdos, abordagens e metodologias Anais do I Seminário Nacional: currículo em movimento – Perspectivas Atuais Belo Horizonte, Novembro de 2010
GERMINARI, Geyso Dongley; BARBOSA, Marcos Roberto. Educação histórica e consciência histórica: fundamentos e pesquisa In: Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Curitiba, v. 9, n. 21, jan./abr. 2014.
LEE, Peter. Em direção a um conceito de literacia histórica. Revista Educar- Especial. Curitiba: UFPR,2006
RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história: fundamentos da ciência histórica. 1ª reimpressão. Brasília: Editora UNB, 2010.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos; GARCIA. Tânia Maria Braga. A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história. Cad. Cedes, Campinas, vol.25,n.67,p.297-308.set/dez.2005
SILVA, Marcos Antônio da; FONSECA, Selva Guimarães. Ensino de História hoje: errâncias, conquistas e perdas. Rev. Bras. Hist. São Paulo, v. 30, n. 60, p. 13 a 33 de 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepted 2022-06-18
Published 2022-07-05