MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E PRÁTICAS DE LEITURA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023650Palavras-chave:
práticas de leitura; mediação pedagógica; saberes docentes; formação de leitores.Resumo
Objetiva-se analisar as implicações da mediação pedagógica nas práticas de leitura em alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e nas respectivas formações leitoras via mobilização dos saberes docentes. Utiliza-se a pesquisa bibliográfica e documental, para avaliar-se, à luz da teoria Histórico-Cultural, as concepções de leitura em uso e os saberes mobilizados na elaboração de duas sequências didáticas por uma docente de Língua Portuguesa da Escola Dom Ricardo Pedro Paglia/MA. Conclui-se que ações desarticuladas ou centradas em concepções de leitura que primem pela captação de uma ideia ou pela decodificação, vão na contramão da perspectiva interacionista aqui defendida e deixam o leitor numa posição passiva.
Métricas
Referências
ANDRÉ, Marli (org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016.
ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
AUTOR, 2007.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Organização e tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34,
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2018. Disponível em http://
basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 1 abr. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Pisa 2018 revela baixo desempenho escolar em Leitura, Matemática
e Ciências no Brasil. 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/83191-pisa-
-revela-baixo-desempenho-escolar-em-leitura-matematica-e-ciencias-no-brasil. Acesso em: 21 jan. 2021.
CHARTIER, Anne-Marie. 1980-2010: trinta anos de pesquisas sobre a história do ensino da leitura. Que balanço?
In: MORTATTI, Maria do Rosário Longo (org.). Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. São Paulo:
Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2011.
ELHAMMOUMI, Mohamed. O paradigma de pesquisa Histórico-Cultural de Vygotsky: a luta por uma nova
psicologia. In: BARBOSA, Maria Valéria; MILLER, Stela; MELLO, Suely Amaral (Org.). Teoria Histórico-Cultural:
questões fundamentais para a educação escolar. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica,
FARIA, Ernesto. O que os dados do Ideb 2019 dizem sobre a aprendizagem dos alunos? Revista Nova Escola,
Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/19892/o-que-os-dados-do-ideb-2019-dizem-sobre-aaprendizagem-
dos-alunos. Acesso em: 22 jan. 2021.
GAUTHIER, Clermont [et al]. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas sobre o saber docente. Tradução:
Francisco Pereira. 3. ed. Ijuí: E. Unijuí, 2013.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. ed. São Paulo:
Contexto, 2007.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Diretoria de Pesquisas, Coordenação de
Trabalho e Rendimento. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD Contínua, 2019: educação 2019.
[S. l.]: Centro de Documentação e Disseminação de Informações, Gráfica Digital, 2019. Disponível em: https://
biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101736_informativo.pdf. Acesso em: 17 jan. 2021.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). IDEB -
Resultados e Metas. Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/resultado. Acesso em: 21 jan. 2021.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. 5. ed., 2020. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/
pesquisas-e-projetos-ipl/livros-retratos-da-leitura/. Acesso em: 20 jan. 2021.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Tradução: Ernani Rosa. – Porto
Alegre: Artmed, 2007.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico social dos conteúdos. 28. ed.
São Paulo: Edições Loyola, 2014.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MARANHÃO. Documento Curricular Do Território Maranhense para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental
(DCTMA). [S. l.]: FGV Editora, 2019.
MEIER, Marcos; GARCIA, Sandra. Mediação da aprendizagem: contribuições de Feuerstein e de Vygotsky. –
Curitiba: Edição do autor, 2007.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Leitura, Literatura e Escola: Sobre a Formação do Gosto. 2. ed. São Paulo:
Martins Fontes, 2001.
MOURA, Ana Aparecida Vieira de; MARTINS, Luzinete Rodrigues; CAXANGÁ, Maria do Rosário Rocha. A
sequência didática aplicada à leitura: os explícitos, os implícitos e a mediação do professor. In: CONGRESSO
LATINO - AMERICANO DE COMPREENSÃO LEITORA (COMLEI), 3. 2010, Universidade de Brasília (UnB),
Brasília. 2010. Disponível em: http://www.stellabortoni.com.br/index.php/projetos/projeto-leitura/category/25-
artigos?download=146:a-sequncia-didtica-aplicada--leitura. Acesso em: 12 ago. 2021.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Relatório
de Monitoramento Global da Educação: migração, deslocamento e educação - Resumo. Unesco no Brasil, 2019.
Disponível em https:// https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000265996_por . Acesso em: 26 jan. 2021.
PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
QEDU. Distribuição dos alunos por nível de proficiência. Disponível em:
https://qedu.org.br/escola/30804-em-ricardo-pedro-paglia/proficiencia. Acesso em: 3 set. 2021.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Tradução: Cláudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
SOUSA, Andréia Vaz Cunha de; AUTOR, 2021.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Concrete Human Psychology. Soviet Psychology, 1989, v. 27, n. 2, p.53–77.
Disponível em: https://www.marxists.org/archive/vygotsky/works/1929/concrete-psychology.pdf. Acesso em: 7
jan. 2022.
VYGOTSKI, Lev Semenovich. Obras escogidas: tomo III. Madri: Visor, 1995.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos
superiores. Tradução: José Cipolla Neto; Luis Silveira M. Barreto; Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins
Fontes, 2007.
ZABALA, Antoni. A Prática educativa: como ensinar. Tradução: Ernani Rosa. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2023-05-31
Publicado em 2023-06-30