MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E PRÁTICAS DE LEITURA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023650

Palavras-chave:

práticas de leitura; mediação pedagógica; saberes docentes; formação de leitores.

Resumo

Objetiva-se analisar as implicações da mediação pedagógica nas práticas de leitura em alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e nas respectivas formações leitoras via mobilização dos saberes docentes. Utiliza-se a pesquisa bibliográfica e documental, para avaliar-se, à luz da teoria Histórico-Cultural, as concepções de leitura em uso e os saberes mobilizados na elaboração de duas sequências didáticas por uma docente de Língua Portuguesa da Escola Dom Ricardo Pedro Paglia/MA. Conclui-se que ações desarticuladas ou centradas em concepções de leitura que primem pela captação de uma ideia ou pela decodificação, vão na contramão da perspectiva interacionista aqui defendida e deixam o leitor numa posição passiva.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Samuel Luis Velázquez Castellanos, Universidade Federal do Maranhão

Pós-Doutor em Educação pelo Centre d´Histoire Culturalle des Sociétés Contemporaines da Université de Versailles - França (2014-2015) e pela Universidade Federal de São Paulo (2018-2019). Professor Associado I do Departamento de Educação I da Universidade Federal do Maranhão.

Referências

ANDRÉ, Marli (org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016.

ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

AUTOR, 2007.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Organização e tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34,

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2018. Disponível em http://

basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 1 abr. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Pisa 2018 revela baixo desempenho escolar em Leitura, Matemática

e Ciências no Brasil. 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/83191-pisa-

-revela-baixo-desempenho-escolar-em-leitura-matematica-e-ciencias-no-brasil. Acesso em: 21 jan. 2021.

CHARTIER, Anne-Marie. 1980-2010: trinta anos de pesquisas sobre a história do ensino da leitura. Que balanço?

In: MORTATTI, Maria do Rosário Longo (org.). Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. São Paulo:

Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2011.

ELHAMMOUMI, Mohamed. O paradigma de pesquisa Histórico-Cultural de Vygotsky: a luta por uma nova

psicologia. In: BARBOSA, Maria Valéria; MILLER, Stela; MELLO, Suely Amaral (Org.). Teoria Histórico-Cultural:

questões fundamentais para a educação escolar. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica,

FARIA, Ernesto. O que os dados do Ideb 2019 dizem sobre a aprendizagem dos alunos? Revista Nova Escola,

Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/19892/o-que-os-dados-do-ideb-2019-dizem-sobre-aaprendizagem-

dos-alunos. Acesso em: 22 jan. 2021.

GAUTHIER, Clermont [et al]. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas sobre o saber docente. Tradução:

Francisco Pereira. 3. ed. Ijuí: E. Unijuí, 2013.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. ed. São Paulo:

Contexto, 2007.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Diretoria de Pesquisas, Coordenação de

Trabalho e Rendimento. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD Contínua, 2019: educação 2019.

[S. l.]: Centro de Documentação e Disseminação de Informações, Gráfica Digital, 2019. Disponível em: https://

biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101736_informativo.pdf. Acesso em: 17 jan. 2021.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). IDEB -

Resultados e Metas. Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/resultado. Acesso em: 21 jan. 2021.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. 5. ed., 2020. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/

pesquisas-e-projetos-ipl/livros-retratos-da-leitura/. Acesso em: 20 jan. 2021.

LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Tradução: Ernani Rosa. – Porto

Alegre: Artmed, 2007.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico social dos conteúdos. 28. ed.

São Paulo: Edições Loyola, 2014.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MARANHÃO. Documento Curricular Do Território Maranhense para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental

(DCTMA). [S. l.]: FGV Editora, 2019.

MEIER, Marcos; GARCIA, Sandra. Mediação da aprendizagem: contribuições de Feuerstein e de Vygotsky. –

Curitiba: Edição do autor, 2007.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Leitura, Literatura e Escola: Sobre a Formação do Gosto. 2. ed. São Paulo:

Martins Fontes, 2001.

MOURA, Ana Aparecida Vieira de; MARTINS, Luzinete Rodrigues; CAXANGÁ, Maria do Rosário Rocha. A

sequência didática aplicada à leitura: os explícitos, os implícitos e a mediação do professor. In: CONGRESSO

LATINO - AMERICANO DE COMPREENSÃO LEITORA (COMLEI), 3. 2010, Universidade de Brasília (UnB),

Brasília. 2010. Disponível em: http://www.stellabortoni.com.br/index.php/projetos/projeto-leitura/category/25-

artigos?download=146:a-sequncia-didtica-aplicada--leitura. Acesso em: 12 ago. 2021.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Relatório

de Monitoramento Global da Educação: migração, deslocamento e educação - Resumo. Unesco no Brasil, 2019.

Disponível em https:// https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000265996_por . Acesso em: 26 jan. 2021.

PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

QEDU. Distribuição dos alunos por nível de proficiência. Disponível em:

https://qedu.org.br/escola/30804-em-ricardo-pedro-paglia/proficiencia. Acesso em: 3 set. 2021.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Tradução: Cláudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

SOUSA, Andréia Vaz Cunha de; AUTOR, 2021.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Concrete Human Psychology. Soviet Psychology, 1989, v. 27, n. 2, p.53–77.

Disponível em: https://www.marxists.org/archive/vygotsky/works/1929/concrete-psychology.pdf. Acesso em: 7

jan. 2022.

VYGOTSKI, Lev Semenovich. Obras escogidas: tomo III. Madri: Visor, 1995.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos

superiores. Tradução: José Cipolla Neto; Luis Silveira M. Barreto; Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins

Fontes, 2007.

ZABALA, Antoni. A Prática educativa: como ensinar. Tradução: Ernani Rosa. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Castellanos, S. L. V., & Pereira, E. F. A. (2023). MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E PRÁTICAS DE LEITURA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL . Revista Brasileira De Alfabetização, (19), 1–16. https://doi.org/10.47249/rba2023650

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2022-10-20
Aceito em 2023-05-31
Publicado em 2023-06-30