PEDAGOGICAL MEDIATION AND READING PRACTICES IN THE 9TH YEAR OF ELEMENTARY SCHOOL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023650

Keywords:

reading practices; pedagogical mediation; teaching knowledge; reader formation.

Abstract

The objective is to analyze the implications of pedagogical mediation in reading practices in students of the 9th year of Elementary School and in their reading training through the mobilization of teaching knowledge. Bibliographic and documentary research is used to assess, in the light of Historical-Cultural theory, the reading concepts in use and the knowledge mobilized in the preparation of two didactic sequences by a Portuguese language teacher at Escola Dom Ricardo Pedro Paglia /MA. It is concluded that disjointed actions or actions centered on reading conceptions that excel in capturing an idea or decoding, go against the interactionist perspective defended here and leave the reader in a passive position.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Samuel Luis Velázquez Castellanos, Universidade Federal do Maranhão

Pós-Doutor em Educação pelo Centre d´Histoire Culturalle des Sociétés Contemporaines da Université de Versailles - França (2014-2015) e pela Universidade Federal de São Paulo (2018-2019). Professor Associado I do Departamento de Educação I da Universidade Federal do Maranhão.

References

ANDRÉ, Marli (org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016.

ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

AUTOR, 2007.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Organização e tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34,

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2018. Disponível em http://

basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 1 abr. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Pisa 2018 revela baixo desempenho escolar em Leitura, Matemática

e Ciências no Brasil. 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/83191-pisa-

-revela-baixo-desempenho-escolar-em-leitura-matematica-e-ciencias-no-brasil. Acesso em: 21 jan. 2021.

CHARTIER, Anne-Marie. 1980-2010: trinta anos de pesquisas sobre a história do ensino da leitura. Que balanço?

In: MORTATTI, Maria do Rosário Longo (org.). Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. São Paulo:

Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2011.

ELHAMMOUMI, Mohamed. O paradigma de pesquisa Histórico-Cultural de Vygotsky: a luta por uma nova

psicologia. In: BARBOSA, Maria Valéria; MILLER, Stela; MELLO, Suely Amaral (Org.). Teoria Histórico-Cultural:

questões fundamentais para a educação escolar. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica,

FARIA, Ernesto. O que os dados do Ideb 2019 dizem sobre a aprendizagem dos alunos? Revista Nova Escola,

Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/19892/o-que-os-dados-do-ideb-2019-dizem-sobre-aaprendizagem-

dos-alunos. Acesso em: 22 jan. 2021.

GAUTHIER, Clermont [et al]. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas sobre o saber docente. Tradução:

Francisco Pereira. 3. ed. Ijuí: E. Unijuí, 2013.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. ed. São Paulo:

Contexto, 2007.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Diretoria de Pesquisas, Coordenação de

Trabalho e Rendimento. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD Contínua, 2019: educação 2019.

[S. l.]: Centro de Documentação e Disseminação de Informações, Gráfica Digital, 2019. Disponível em: https://

biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101736_informativo.pdf. Acesso em: 17 jan. 2021.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). IDEB -

Resultados e Metas. Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/resultado. Acesso em: 21 jan. 2021.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. 5. ed., 2020. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/

pesquisas-e-projetos-ipl/livros-retratos-da-leitura/. Acesso em: 20 jan. 2021.

LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Tradução: Ernani Rosa. – Porto

Alegre: Artmed, 2007.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico social dos conteúdos. 28. ed.

São Paulo: Edições Loyola, 2014.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MARANHÃO. Documento Curricular Do Território Maranhense para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental

(DCTMA). [S. l.]: FGV Editora, 2019.

MEIER, Marcos; GARCIA, Sandra. Mediação da aprendizagem: contribuições de Feuerstein e de Vygotsky. –

Curitiba: Edição do autor, 2007.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Leitura, Literatura e Escola: Sobre a Formação do Gosto. 2. ed. São Paulo:

Martins Fontes, 2001.

MOURA, Ana Aparecida Vieira de; MARTINS, Luzinete Rodrigues; CAXANGÁ, Maria do Rosário Rocha. A

sequência didática aplicada à leitura: os explícitos, os implícitos e a mediação do professor. In: CONGRESSO

LATINO - AMERICANO DE COMPREENSÃO LEITORA (COMLEI), 3. 2010, Universidade de Brasília (UnB),

Brasília. 2010. Disponível em: http://www.stellabortoni.com.br/index.php/projetos/projeto-leitura/category/25-

artigos?download=146:a-sequncia-didtica-aplicada--leitura. Acesso em: 12 ago. 2021.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Relatório

de Monitoramento Global da Educação: migração, deslocamento e educação - Resumo. Unesco no Brasil, 2019.

Disponível em https:// https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000265996_por . Acesso em: 26 jan. 2021.

PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

QEDU. Distribuição dos alunos por nível de proficiência. Disponível em:

https://qedu.org.br/escola/30804-em-ricardo-pedro-paglia/proficiencia. Acesso em: 3 set. 2021.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Tradução: Cláudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

SOUSA, Andréia Vaz Cunha de; AUTOR, 2021.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Concrete Human Psychology. Soviet Psychology, 1989, v. 27, n. 2, p.53–77.

Disponível em: https://www.marxists.org/archive/vygotsky/works/1929/concrete-psychology.pdf. Acesso em: 7

jan. 2022.

VYGOTSKI, Lev Semenovich. Obras escogidas: tomo III. Madri: Visor, 1995.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos

superiores. Tradução: José Cipolla Neto; Luis Silveira M. Barreto; Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins

Fontes, 2007.

ZABALA, Antoni. A Prática educativa: como ensinar. Tradução: Ernani Rosa. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998.

Published

2023-06-30

How to Cite

Castellanos, S. L. V., & Pereira, E. F. A. (2023). PEDAGOGICAL MEDIATION AND READING PRACTICES IN THE 9TH YEAR OF ELEMENTARY SCHOOL. Revista Brasileira De Alfabetização, (19), 1–16. https://doi.org/10.47249/rba2023650

Issue

Section

ARTIGOS
Received 2022-10-20
Accepted 2023-05-31
Published 2023-06-30