O ESPAÇO ESCOLAR E AS “ALFAIAS” PARA O ENSINO INICIAL DA LEITURA PELO MÉTODO PORTUGUÊS DE ANTÓNIO FELICIANO DE CASTILHO
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022663Palavras-chave:
Cultura material escolar, Método Castilho, Ensino da leituraResumo
Este artigo objetivo analisar os espaços escolares e as alfaias para proposto por António Feliciano de Castilho para ser adotado nas escolas portuguesas e brasileiras. Para tanto, utilizamos como fonte as obras escritas pelo autor. Descrevemos, em princípio os fundamentos teóricos que orientam a compreensão sobre a temática da cultura material escolar e, em seguida, descrevemos aspectos biográficos e a circulação do seu método no país de origem e no Brasil. Por fim, analisamos os espaços e os artefatos a serem adotados nas escolas para a aplicação da sua proposta do ensino inicial leitura, da escrita e do bem falar de forma rápida e aprazível. Concluímos, que os objetos se constituíam em requisitos necessários para a aplicação e efetividade do método.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).