O ESPAÇO ESCOLAR E AS “ALFAIAS” PARA O ENSINO INICIAL DA LEITURA PELO MÉTODO PORTUGUÊS DE ANTÓNIO FELICIANO DE CASTILHO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2022663

Palabras clave:

Cultura material escolar, Método Castilho, Ensino da leitura

Resumen

Este artigo objetivo analisar os espaços escolares e as alfaias para   proposto por António Feliciano de Castilho para ser adotado nas escolas portuguesas e brasileiras. Para tanto, utilizamos como fonte as obras escritas pelo autor. Descrevemos, em princípio os fundamentos teóricos que orientam a compreensão sobre a temática da cultura material escolar e, em seguida, descrevemos aspectos biográficos e a circulação do seu método no país de origem e no Brasil. Por fim, analisamos os espaços e os artefatos a serem adotados nas escolas para a aplicação da sua proposta do ensino inicial leitura, da escrita e do bem falar de forma rápida e aprazível. Concluímos, que os objetos se constituíam em requisitos necessários para a aplicação e efetividade do método.

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Publicado

2022-12-31

Cómo citar

Castro , C. A. ., Boto, C. ., & Magalhães, J. P. de . (2022). O ESPAÇO ESCOLAR E AS “ALFAIAS” PARA O ENSINO INICIAL DA LEITURA PELO MÉTODO PORTUGUÊS DE ANTÓNIO FELICIANO DE CASTILHO. Revista Brasileira De Alfabetização, (18). https://doi.org/10.47249/rba2022663

Número

Sección

DOSSIÊ
Recibido 2022-12-14
Aceptado 2022-12-14
Publicado 2022-12-31