ANTONIO JACOBINA E O SYLLABARIO NACIONAL OU NOVO METHODO PARA APRENDER A LER (1883)
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022669Palavras-chave:
Antonio de Araujo Ferreira Jacobina, Brasil, Ensino de leitura, Livro escolar, Século XIXResumo
Neste artigo, analisamos a questão do ensino de leitura no Brasil do século XIX, sob o enfoque da vida de Antonio de Araujo Ferreira Jacobina (1829-1896). Professor, político, bancário, agricultor e intelectual brasileiro, Jacobina conseguiu transitar entre dois regimes – o Império e a República –, sem polarizações partidárias e cisões. Discutiremos, em específico, seu método de leitura exposto na obra Syllabario Nacional ou novo methodo para aprender a ler, publicada em 1883, considerando tanto a materialidade do livro, quanto sua organização didática e os pressupostos que subsidiaram as lições, em diálogo com a produção internacional de livros escolares para o ensino de leitura no século XIX.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2022-12-16
Publicado em 2022-12-31





