ANTONIO JACOBINA E O SYLLABARIO NACIONAL OU NOVO METHODO PARA APRENDER A LER (1883)

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47249/rba2022669

Mots-clés :

Antonio de Araujo Ferreira Jacobina, Brasil, Ensino de leitura, Livro escolar, Século XIX

Résumé

Neste artigo, analisamos a questão do ensino de leitura no Brasil do século XIX, sob o enfoque da vida de Antonio de Araujo Ferreira Jacobina (1829-1896). Professor, político, bancário, agricultor e intelectual brasileiro, Jacobina conseguiu transitar entre dois regimes – o Império e a República –, sem polarizações partidárias e cisões. Discutiremos, em específico, seu método de leitura exposto na obra Syllabario Nacional ou novo methodo para aprender a ler, publicada em 1883, considerando tanto a materialidade do livro, quanto sua organização didática e os pressupostos que subsidiaram as lições, em diálogo com a produção internacional de livros escolares para o ensino de leitura no século XIX.

Métriques

Chargements des métriques ...

Téléchargements

Publiée

2022-12-31

Comment citer

Rocha, J. G., & Maciel , F. I. P. (2022). ANTONIO JACOBINA E O SYLLABARIO NACIONAL OU NOVO METHODO PARA APRENDER A LER (1883). Revista Brasileira De Alfabetização, (18). https://doi.org/10.47249/rba2022669

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ
Reçu dans 2022-12-16
Accepté en 2022-12-16
Publié dans 2022-12-31