A PRESENÇA DA HISTÓRIA NA PRODUÇÃO DE MAGDA SOARES

USOS, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS

Autores

  • Isabel Cristina Alves da Silva Frade Universidade Federal de Minas Gerais UFMG
  • Ana Maria de Oliveira GALVÃO Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-9063-8267

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023702

Palavras-chave:

Magda Soares; abordagem histórica; escolarização; letramento

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender como a abordagem histórica é mobilizada na produção acadêmica de Magda Soares. Busca, nessa direção, com base, especialmente, em um corpus de quatro publicações, identificar as questões de pesquisa, as tendências historiográficas, a perspectiva epistemológica, as fontes e seu tratamento, as justificativas para a construção desse olhar e os resultados dos estudos. A análise indica que a História é mobilizada em três dimensões: a rememoração, o apoio à argumentação na discussão de problemas contemporâneos e como fazer historiográfico propriamente dito. As contribuições dos referidos estudos da autora se concentram nos campos da história da escolarização, das disciplinas escolares e do livro didático, e da história do letramento. A posição epistemológica por ela privilegiada apresentava-se coerente com sua atuação em pesquisa, divulgação científica e ação educacional, ao estabelecer relações entre os fenômenos estudados e as práticas sociais, culturais e políticas mais amplas.

Referências

BLOCH, Marc. Introdução à História. Lisboa: Publicações Europa-América, s.d.

CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

CHARTIER, Roger. A História cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.

CHOPPIN, Alain. O historiador e o livro escolar. História da Educação, Pelotas, v. 6, n. 11, p. 5–24, abr. 2002.

FEBVRE, Lucien. Combates pela História. Lisboa: Presença, 1989.

LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre (Orgs.). História: novos problemas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.

PASSERON, Jean-Claude; REVEL, Jacques (Dir.). Penser par cas. Paris: EHESS, 2005.

SARAMAGO, José. Memorial do convento. São Paulo: Companhia das Letras, 1982.

SOARES, Magda. As muitas facetas da alfabetização. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 52, p.19-24, fev. 1985.

SOARES, Magda. Metamemórias: travessia de uma educadora. São Paulo. Cortez, 1991

SOARES, Magda. Um olhar sobre o livro didático. Presença pedagógica, v.2., n.12, nov/dez 1996.

SOARES, Magda. O livro didático como fonte para a história da leitura e da formação do professor-leitor. In: MARINHO, Marildes (org.). Ler e navegar: espaços e percursos da leitura. Campinas: Mercado de Letras; Associação de Leitura do Brasil, 2001a.

SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy; BRANDÃO, Heliana Maria Brina e MACHADO, Maria Zélia Versiani (Orgs.). A escolarização da leitura literária: o Jogo do Livro Infantil e Juvenil. 2ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001b.

SOARES, Magda. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: BAGNO, Marcos (Org.). Linguística da norma. São Paulo: Loyola, 2002a.

SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, p.143-160, dez. 2002b.

SOARES, Magda. Prefácio. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; MACIEL, Francisca Izabel Pereira (Orgs.). História da alfabetização: produção, difusão e circulação de livros (MG/RS/MT – Séc. XIX e XX). Belo Horizonte: CEALE, 2006.

SOARES, Magda. Encontro em Marília. In: MORTATTI, Maria do Rosário (Org.). Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. Marília. Cultura Acadêmica Editora. 2011.

Downloads

Publicado

2023-09-07

Como Citar

Frade, I. C. A. da S., & GALVÃO, A. M. de O. . . (2023). A PRESENÇA DA HISTÓRIA NA PRODUÇÃO DE MAGDA SOARES : USOS, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS. Revista Brasileira De Alfabetização, (20), 1–14. https://doi.org/10.47249/rba2023702

Edição

Seção

ARTIGOS