A PRESENÇA DA HISTÓRIA NA PRODUÇÃO DE MAGDA SOARES
USOS, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023702Palavras-chave:
Magda Soares; abordagem histórica; escolarização; letramentoResumo
O artigo tem como objetivo compreender como a abordagem histórica é mobilizada na produção acadêmica de Magda Soares. Busca, nessa direção, com base, especialmente, em um corpus de quatro publicações, identificar as questões de pesquisa, as tendências historiográficas, a perspectiva epistemológica, as fontes e seu tratamento, as justificativas para a construção desse olhar e os resultados dos estudos. A análise indica que a História é mobilizada em três dimensões: a rememoração, o apoio à argumentação na discussão de problemas contemporâneos e como fazer historiográfico propriamente dito. As contribuições dos referidos estudos da autora se concentram nos campos da história da escolarização, das disciplinas escolares e do livro didático, e da história do letramento. A posição epistemológica por ela privilegiada apresentava-se coerente com sua atuação em pesquisa, divulgação científica e ação educacional, ao estabelecer relações entre os fenômenos estudados e as práticas sociais, culturais e políticas mais amplas.
Métricas
Referências
BLOCH, Marc. Introdução à História. Lisboa: Publicações Europa-América, s.d.
CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
CHARTIER, Roger. A História cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.
CHOPPIN, Alain. O historiador e o livro escolar. História da Educação, Pelotas, v. 6, n. 11, p. 5–24, abr. 2002.
FEBVRE, Lucien. Combates pela História. Lisboa: Presença, 1989.
LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre (Orgs.). História: novos problemas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.
PASSERON, Jean-Claude; REVEL, Jacques (Dir.). Penser par cas. Paris: EHESS, 2005.
SARAMAGO, José. Memorial do convento. São Paulo: Companhia das Letras, 1982.
SOARES, Magda. As muitas facetas da alfabetização. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 52, p.19-24, fev. 1985.
SOARES, Magda. Metamemórias: travessia de uma educadora. São Paulo. Cortez, 1991
SOARES, Magda. Um olhar sobre o livro didático. Presença pedagógica, v.2., n.12, nov/dez 1996.
SOARES, Magda. O livro didático como fonte para a história da leitura e da formação do professor-leitor. In: MARINHO, Marildes (org.). Ler e navegar: espaços e percursos da leitura. Campinas: Mercado de Letras; Associação de Leitura do Brasil, 2001a.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy; BRANDÃO, Heliana Maria Brina e MACHADO, Maria Zélia Versiani (Orgs.). A escolarização da leitura literária: o Jogo do Livro Infantil e Juvenil. 2ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001b.
SOARES, Magda. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: BAGNO, Marcos (Org.). Linguística da norma. São Paulo: Loyola, 2002a.
SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, p.143-160, dez. 2002b.
SOARES, Magda. Prefácio. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; MACIEL, Francisca Izabel Pereira (Orgs.). História da alfabetização: produção, difusão e circulação de livros (MG/RS/MT – Séc. XIX e XX). Belo Horizonte: CEALE, 2006.
SOARES, Magda. Encontro em Marília. In: MORTATTI, Maria do Rosário (Org.). Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. Marília. Cultura Acadêmica Editora. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2023-06-30
Publicado em 2023-09-07