A PRESENÇA DA HISTÓRIA NA PRODUÇÃO DE MAGDA SOARES
USOS, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023702Keywords:
historical approach; schooling; literacyAbstract
This article aims to understand how the historical approach is mobilized in Magda Soares' academic production. Predominantly based on a corpus of four publications, it seeks to identify the research questions, historiographical tendencies, epistemological perspective, sources and treatment, justifications for the construction of this view, and the results of her studies. Our findings indicate that history is mobilized in three dimensions: remembrance, argument support to discuss contemporary issues, and historiographical work. The contributions of these studies are mainly in the fields of the history of schooling, school subjects and textbooks, and the history of literacy. Her epistemological position was coherent with her research, scientific dissemination, and educational action work, as she established relations between the studied phenomena and broader social, cultural, and political practices.
Metrics
References
BLOCH, Marc. Introdução à História. Lisboa: Publicações Europa-América, s.d.
CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
CHARTIER, Roger. A História cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.
CHOPPIN, Alain. O historiador e o livro escolar. História da Educação, Pelotas, v. 6, n. 11, p. 5–24, abr. 2002.
FEBVRE, Lucien. Combates pela História. Lisboa: Presença, 1989.
LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre (Orgs.). História: novos problemas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.
PASSERON, Jean-Claude; REVEL, Jacques (Dir.). Penser par cas. Paris: EHESS, 2005.
SARAMAGO, José. Memorial do convento. São Paulo: Companhia das Letras, 1982.
SOARES, Magda. As muitas facetas da alfabetização. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 52, p.19-24, fev. 1985.
SOARES, Magda. Metamemórias: travessia de uma educadora. São Paulo. Cortez, 1991
SOARES, Magda. Um olhar sobre o livro didático. Presença pedagógica, v.2., n.12, nov/dez 1996.
SOARES, Magda. O livro didático como fonte para a história da leitura e da formação do professor-leitor. In: MARINHO, Marildes (org.). Ler e navegar: espaços e percursos da leitura. Campinas: Mercado de Letras; Associação de Leitura do Brasil, 2001a.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy; BRANDÃO, Heliana Maria Brina e MACHADO, Maria Zélia Versiani (Orgs.). A escolarização da leitura literária: o Jogo do Livro Infantil e Juvenil. 2ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001b.
SOARES, Magda. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: BAGNO, Marcos (Org.). Linguística da norma. São Paulo: Loyola, 2002a.
SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, p.143-160, dez. 2002b.
SOARES, Magda. Prefácio. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; MACIEL, Francisca Izabel Pereira (Orgs.). História da alfabetização: produção, difusão e circulação de livros (MG/RS/MT – Séc. XIX e XX). Belo Horizonte: CEALE, 2006.
SOARES, Magda. Encontro em Marília. In: MORTATTI, Maria do Rosário (Org.). Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. Marília. Cultura Acadêmica Editora. 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepted 2023-06-30
Published 2023-09-07