EXPERIÊNCIAS DE ALFABETIZAÇÃO AFROCÊNTRICA
FORMAÇÃO NAS RODAS DE CONEXÃO DE COLETIVOS DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2024705Palavras-chave:
Educação afrocêntrica. Alfabetização. Coletivos de formação docente. Narrativas de Experiências pedagógicas. Roda de Conexões.Resumo
O artigo apresenta como as práticas de leitura e escrita afrocêntricas produzem outras políticas de conhecimento no campo da Alfabetização, partindo de narrativas de experiências pedagógicas, autoria docente e construção de conhecimento entre pares em uma experiência-formação construída na Roda de Conexões com docentes que se inspiram em pedagogias afrocêntricas. Desse modo, o texto potencializa outros modos de fazer-sentir-pensar a alfabetização a partir de saberes e formas de (re)existências, construídas em redes que conectam o pensamento afrocêntrico e a Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas aos princípios da Kawaida e da Sankofa para pensar e produzir olhares inspirados na ancestralidade africana junto às práticas de alfabetização (com)partilhadas.
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Aceito em 2023-12-04
Publicado em 2024-10-07