EXPERIÊNCIAS DE ALFABETIZAÇÃO AFROCÊNTRICA

FORMAÇÃO NAS RODAS DE CONEXÃO DE COLETIVOS DOCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2024705

Palavras-chave:

Educação afrocêntrica. Alfabetização. Coletivos de formação docente. Narrativas de Experiências pedagógicas. Roda de Conexões.

Resumo

O artigo apresenta como as práticas de leitura e escrita afrocêntricas produzem outras políticas de conhecimento no campo da Alfabetização, partindo de narrativas de experiências pedagógicas, autoria docente e construção de conhecimento entre pares em uma experiência-formação construída na Roda de Conexões com docentes que se inspiram em pedagogias afrocêntricas. Desse modo, o texto potencializa outros modos de fazer-sentir-pensar a alfabetização a partir de saberes e formas de (re)existências, construídas em redes que conectam o pensamento afrocêntrico e a Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas aos princípios da Kawaida e da Sankofa para pensar e produzir olhares inspirados na ancestralidade africana junto às práticas de alfabetização (com)partilhadas.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

##plugins.generic.paperbuzz.loading##

Biografias Autor

Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios, UNEB/PPGEDUC

Doutora em Educação (UFBA). Pós-doutora em Educação (USP/UBA). Professora Titular Plena da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEDUC. Líder do Grupo de Pesquisa DIVERSO. Cocoordenadora da Rede FORMAD. Pesquisadora da Rede Travesías del Sur. Salvador/Bahia/Brasil.

Taísa de Sousa Ferreira, UNEB/SMED

Doutoranda em Educação UNEB/PPGEDUC. Professora da Rede Municipal de Salvador. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa DIVERSO e da Rede Travesías del Sur. Salvador-Bahia-Brasil.

Referências

ASANTE, M. K. Afrocentricidade: notas sobre uma posição disciplinar. In: NASCIMENTO, Elisa Larkin (org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009, p. 121-145.

ASANTE, M. K. Afrocentricidade: A teoria de Mudança Social. Trad. Ana Ferreira e Ama Mizani. Philadelphia: Afrocentricity International, 2014.

KARENGA, Maulana. A função e o futuro dos estudos africana: reflexões críticas sobre sua missão, seu significado e sua metodologia. In: NASCIMENTO, Elisa L. (Org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009, p. 333-359.

MADHUBUTI, Haki; MADHUBUTI, Safisha. Educação Afrocentrada: Seu valor,

importância e necessidade no desenvolvimento de crianças negras. In: Journal

of Education, Boston University, v. 172, n. 2, 1990. [Trad. Roberta

Maria Federico (2018) – CEFET/RJ.

NASCIMENTO,Beatriz.É tempo de falarmos de nós mesmos.In:RATTS,Alex.Eu sou atlântica: sobre a trajetória de vida Beatriz Nascimento.São Paulo:Imprensa Oficial; Instituto Kuanza,2007,p.91-129.

SANTOS, Ana Kátia Alves dos. Formação do educador alfabetizador e infância afrodescendente. In: SANTOS, Ana Kátia Alves dos (Org.). Alfabetização para a infância: perspectivas contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2010, p.93-118.

SHOCKLEY, Kmt; CLEVELAND, Darrell. Culture, Power, and Education: The Philosophies and Pedagogy of African Centered Educators. International Journal of Critical Pedagogy, v. 3, n. 3, 2011, pp. 54-75. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277073892_Culture_Power_and_Education_The_Philosophies_and_Pedagogy_of_African_Centered_Educators. Acesso em: 07 ago. 2021.

RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios. Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas: por outros movimentos insubmissos da formação docente na Educação Básica. Coleção Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas, vol. 1. São Carlos: Pedro &João Editores, 2022.

SUÁREZ, Daniel Hugo; DÁVILA, Paula, ARGNANI, Agustina; CARESSA, Yanina. Documentación narrativa de experiencias pedagógicas: una propuesta de investigación-formación-acción entre docente. Buenos Aires: Editora, 2021. (Col. Cuadernos del Instituto de Investigación de Ciencias de la Educación, 6)

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Nota técnica: impactos da pandemia na alfabetização de crianças. Brasília, 2021. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2022/02/digital-nota-tecnica-alfabetizacao-1.pdf ) Acesso em 08.fev.2023.

VASCONCELOS, Maria Lucia Marcondes Carvalho; BRITTO, Regina Helena Pires. Conceitos de educação em Paulo Freire. 2. ed. São Paulo: Vozes, 2006.

Publicado

2024-10-07

Como Citar

Vasconcelos Pacheco Rios, J. A., & de Sousa Ferreira, T. . (2024). EXPERIÊNCIAS DE ALFABETIZAÇÃO AFROCÊNTRICA: FORMAÇÃO NAS RODAS DE CONEXÃO DE COLETIVOS DOCENTES. Revista Brasileira De Alfabetização, (22), 1–14. https://doi.org/10.47249/rba2024705

Edição

Secção

ARTIGOS
Recebido em 2023-06-09
Aceito em 2023-12-04
Publicado em 2024-10-07