PROJETO LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CONTRIBUIÇÕES PARA UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023723Palavras-chave:
Oralidade, Leitura e Escrita, Educação Infantil, Formação Docente, Políticas PúblicasResumo
O Projeto “Leitura e Escrita na Educação Infantil – PLEEI (2013-2016)” buscou subsídios, por meio de pesquisas, estudos, reuniões técnicas, seminários internacionais com pesquisadoras das áreas da linguagem e da educação da primeira infância para a elaboração de proposta de formação de professoras da educação infantil. Neste artigo, retomam-se os princípios orientadores do PLEEI e suas contribuições para políticas públicas de formação docente. Implementações do curso têm evidenciado a adequação de se trabalhar a temática da apropriação da linguagem escrita levando-se em conta as especificidades da primeira infância e o direito de bebês e demais crianças à cultura escrita.
Métricas
Referências
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.
BAKHTIN, M. Arte e Responsabilidade. In: Bakhtin, M. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. São
Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAPTISTA, M. C. et al (orgs.) Literatura na Educação Infantil: acervos, espaços e mediações. Brasília: MEC, 2015.
Disponível em https://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/literatura-na-educacao-infantil-acervos-espacos-emediacoes.
html Acesso em 30 de abril de 2023.
BARTOLOMEU, C. Q. Indez. Belo Horizonte: Editora Miguilim, 1995.
BARTOLOMEU, C. Q. O fio da palavra. Rio de Janeiro, Galera Record, 2012.
BARTOLOMEU, C. Q. Ler, escrever e fazer conta de cabeça. 5 ed. Belo Horizonte: Editora Miguilim, 2001.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1993. (Obras Escolhidas, v.I).
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Fixa as
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Parecer CNE/CEB 20/2009. Diário Oficial da União,
Brasília, 09 dez. 2009, Seção 1, P. 14. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/pceb020_09.pdf.
Acesso em: 28 abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Currículo em Movimento. Brasília, 2010. Disponível em https://goo.gl/
X9d356
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Diretrizes
Operacionais para a matrícula no Ensino Fundamental e na Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília,
de outubro de 2010, Seção 1, p. 17.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Cadernos da Coleção Leitura e escrita na
educação infantil - 1. ed.- Brasília: MEC/SEB, 2016.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº. 9394/96. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação
Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/
leis/l9394.htm. Acesso em: 28 de abr. 2023.
CARDOSO, B.; SEPÚLVEDA, A. Entrar na cultura escrita pela porta da literatura infantil: reflexões a partir da
pesquisa sobre a compreensão e os usos dos materiais educativos Trilhas. In: BAPTISTA, M. C. et al. Literatura
na educação infantil: acervos, espaços e mediações. Brasília: MEC, 2015.
ESTEBAN, M. T. (2009). Avaliação e fracasso escolar: Questões para debate sobre a democratização da escola.
Revista Lusófona de Educação, 13, 123-134. Recuperado: 10 nov. 2018. Disponível em: Acesso em: 15 ago.
FERRARO, A. R. Escolarização no Brasil na ótica da exclusão. Em A. Marchesi & C. H. Gil (Orgs.), Fracasso
escolar: Uma perspectiva multicultural (E. Rosa, Trad., pp.48-65). Porto Alegre: Artmed, 2004.
FERREIRO, E. & TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2006.
JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo: UNIESP, 2002.
KRAMER, S. (Org) Profissionais de Educação Infantil: gestão e formação. São Paulo: Ática, 2005.
LIMA, M. M. S. A cidade e a criança. São Paulo: Nobel, 1989.
LÓPEZ, M. E. Os bebês, as professoras e a literatura: um triângulo amoroso. In: Caderno 4. Bebês como leitores
e autores. In: BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Coleção Leitura e
escrita na educação infantil - 1.ed.- Brasília: MEC/SEB, 2016. p.11-43.
LÓPEZ, M. E. La poética de la infancia. Belo Horizonte: Seminário Poéticas da Infância, abril, 2023.
MORTATTI, M. R. L. Um balanço crítico da “década de alfabetização” no Brasil. Cadernos Cedes, Campinas, v.
, n. 89, p. 15-34, jan./abr. 2013.
NUNES, M.F.R.; CORSINO, P. Leitura e escrita na educação infantil: contextos e práticas em diálogo. Cadernos
de Pesquisa, São Paulo, v. 49, n. 174, p. 100-126, out./dez. 2019. https://doi.org/10.1590/198053146109. Acesso
em: 29 abr. 2023.
PERROTTI, Edmir. Livros infantis: acervos, espaços e mediações. Caderno 7. In: BRASIL. MINISTÉRIO DA
EDUCAÇÃO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Coleção Leitura e escrita na educação infantil - 1.ed.-
Brasília: MEC/SEB, 2016. p.111-149.
PIMENTEL, Cláudia. E os livros do PNBE chegaram… situações, projetos e atividades de leitura. In: Caderno 7.
In: BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Coleção Leitura e escrita na
educação infantil - 1.ed.- Brasília: MEC/SEB, 2016. p.53-106.
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Indez. 12 ed. São Paulo: Global, 2004.
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Vermelho amargo. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
RATEAU, D. Ler com as crianças pequenas. In: BAPTISTA, M. C. et al. Literatura na educação infantil: acervos,
espaços e mediações. Brasília: MEC, 2015.
SCHWARTZ, C. M.; FRADE, I. C. da S.; MACEDO, M. do S. A. N. Grupos de pesquisa em alfabetização no
Brasil: diálogos com redes de pesquisa. Roteiro, [S. l.], v. 44, n. 3, p. 1–26, 2019. DOI: 10.18593/r.v44i3.20502.
Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/20502. Acesso em: 27 abr. 2023.
SMOLKA, A. L. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez;
Campinas, SP, Editora da Universidade de Campinas (Coleção passando a limpo). 1ª. Edição, 1988.
SOARES, M. B. As muitas facetas da alfabetização. Caderno de Pesquisa, n. 52, p. 19-24, fev. 1985.
SOARES, M. B. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 24, jan./abr.
DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000100002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/8
tX3SGw5G4dNWdHRkRxrZk/?lang=pt. Acesso em 30 abr. 2023.
SOUZA, Solange Jobim. Infância e Linguagem. In: Caderno 2. Ser criança na Educação Infantil: infância e
linguagem. In: BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Coleção Leitura e
escrita na educação infantil - 1.ed.- Brasília: MEC/SEB, 2016. p.11-42.
VIGOTSKI; LURIA. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VIGOTSKI, LURIA e LEONTIEV. Linguagem,
desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, Editora da Universidade de São Paulo, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).