ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM PESQUISAS COM CRIANÇAS NA PRÉ-ESCOLA
ESTADO DO CONHECIMENTO DE INVESTIGAÇÕES REALIZADAS NO BRASIL NO PERÍODO 2012-2022
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023727Palavras-chave:
Educação Infantil, Letramento, Alfabetização, Linguagem Escrita, Pré-escolaResumo
O artigo tem como objetivo analisar as investigações sobre alfabetização e letramento realizadas com crianças na pré-escola e publicadas no período de 2012 a 2022 no Brasil. Trata-se de uma investigação do tipo estado do conhecimento. Para tanto, foram definidas as seguintes unidades de análise: práticas de letramento e mediação docente; práticas de leitura e escrita com as crianças; práticas de letramento com as crianças; avaliação do conhecimento das crianças sobre a linguagem escrita; letramento literário; uso da tecnologia para a alfabetização e o letramento das crianças. A partir das análises, foi possível inferir a relevância da mediação docente, do planejamento e de práticas contextualizadas, significativas e sistemáticas envolvendo leitura e escrita na pré-escola.
Métricas
Referências
BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. Alfabetização e letramento na Educação Infantil: “ou isto ou aquilo”? In:
BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland de Souza (Orgs.). A aprendizagem inicial da língua escrita
com crianças de 4 e 5 anos: mediações pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2021, p. 19-36.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica.
Resolução CNE/CEB n.º 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 dez. 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA: Política Nacional de Alfabetização. Brasília:
MEC, SEALF, 2019.
BUENO, Leticia de Aguiar. Práticas de letramento de uma turma de pré-escola em uma escola do campo no
município do Rio Grande – RS. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio
Grande, Rio Grande, 2015.
CABRAL, Ana Catarina dos Santos Pereira. A Educação Infantil: um estudo das relações entre diferentes práticas
de ensino e conhecimentos das crianças sobre a notação alfabética. 2013. 298 f. Tese (Doutorado em Educação)
– Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.
CARVALHO, Rodrigo Saballa de. O infraordinário na docência com crianças na Educação Infantil. In: SANTIAGO,
Flávio; MOURA, Taís Aparecida de (Orgs.). Infâncias e docências: descobertas e desafios de tornar-se professora
e professor. São Carlos: Pedro & João, 2021. p. 71-108.
CONTI, Lilian Maria Carminato. Leitura compartilhada e letramento emergente na educação infantil. 2017. 145 f.
Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.
COSTA, Monica Cristina Medici da. Práticas de produção de texto numa turma de cinco anos da educação infantil.
169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade
Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.
DOMINICI, Isabela Costa. A Educação Infantil e os eventos de letramentos em uma turma de 5 anos. 2014. 177
f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.
ESPÍNDOLA, Carolina dos Santos. Práticas de leitura e escrita na pré-escola: um estudo realizado em uma
escola de Educação Infantil do município de Rio Grande/RS. 2021. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação)
– Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2021.
FARIA, Giselle Pereira Campos. Eventos de letramento da educação infantil na rede municipal de Goiânia. 2017.
f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2017.
FARIAS, Norma Lee Pereira de. Vozes sobre chapeuzinho vermelho: leitura intertextual e letramento literário na
educação infantil. 2017. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores) – Universidade
Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
FERRÃO, Maria Fabiana Camargo. Ensino de leitura e escrita para pré-escolares com uso de software educativo.
112 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo,
FREIRE, Diana Isis Albuquerque Arraes. Letramento na Educação Infantil: concepções e práticas docentes
em turmas de pré-escola em uma instituição pública municipal de Fortaleza - UFC. 2018. 282 f. Dissertação
(Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
GATTO, Regiane Kosmoski Silvestre. Efeitos de um programa de intervenção em letramento emergente
desenvolvido com crianças do último ano da educação infantil. 2019. 117 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)
– Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2019.
GIRÃO, Fernanda Michelle Pereira; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. A leitura e a escrita das crianças e com as
crianças. In: BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland de Souza (Orgs.). A aprendizagem inicial da
língua escrita com crianças de 4 e 5 anos: mediações pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2021. p. 39-62.
GUIMARÃES, Ádma Sarmento; BRITTO, Luiz Percival Leme; POMPERMAIER, Odavilma Calado; COSTA, Sinara
Almeida da. A Base Nacional Comum Curricular e o ensino da leitura-escrita na Educação Infantil. Matraga, Rio
de Janeiro, v. 29, n. 55, p. 29-42, jan./abr. 2022.
LIMA, Adília Uchôa de. Letramento literário: caminhos de inserção da leitura e da escrita pelo texto lírico na
educação infantil numa perspectiva intercultural. 2014. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação
de Professores) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
MACHADO, Ana Margarida Chiavaro. Tablets na educação infantil: tecnologia em sala de aula e seus benefícios
para o processo de alfabetização. 2014. 117 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Educacional) – Universidade
do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre, 2014.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educaçã o (FNDE). Edital de
convocação n.º 02/2020. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas,
literárias e pedagógicas para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2022). Brasília, DF,
MORAIS, Artur Gomes de. Base Nacional Comum Curricular: que direitos de aprendizagem relativos à língua
escrita defendemos para as crianças na Educação Infantil? Revista Brasileira de Alfabetização, Vitória, v. 1, n.
, p. 161-173, 2015.
MOROSINI, Marília; KOHLS-SANTOS, Pricila; BITTENCOURT, Zoraia. Estado do Conhecimento: teoria e prática.
Curitiba: CRV, 2021.
NASCIMENTO, Alda Nazaré Santos do. O processo de letramento na educação infantil: ensino desenvolvimental.
127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2014.
PEREIRA, Aline de Souza. A qualidade da educação infantil no âmbito do letramento: o empenhamento do
professor e o envolvimento de crianças do 2º período. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –
Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
POMPERMAIER, Odavilma Calado. A prática com a cultura escrita na educação infantil: desafios e possibilidades.
117 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Federal do Oeste do Pará,
Santarém, 2019.
RANZANI, Ariane. Atividades de letramento na Educação infantil: o trabalho com a literatura como elo entre as
modalidades oral e escrita. 2018. 255 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos,
São Carlos, 2018.
REINKE, Gilvane. Linguagem escrita na Educação Infantil: o ensino na perspectiva do letramento e na enunciação
discursiva. Curitiba: Appris, 2020.
SCALZITTI, Carla Melissa Klock. Linguagem e infância: relações com o letramento. 2012. 154 f. Dissertação
(Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso,
Rondonópolis, 2012.
SCARPA, Regina Lúcia Poppa. O conhecimento de pré-escolares sobre a escrita: impactos de propostas
didáticas diferentes em regiões vulneráveis. 2014. 264 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São
Paulo, São Paulo, 2014.
SILVA, Claudia Aparecida do Nascimento e. Práticas de leitura e suas contribuições para o letramento literário:
um estudo com crianças de 5 e 6 anos. 2016. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade
Federal de Mato Grosso, Rondonópolis, 2016.
SILVA, Greice Ferreira da. O leitor e o recriador de gêneros discursivos na educação infantil. 2013. 315 f. Tese
(Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2013.
SMITH, Vivian Hamann; BORDINI, Gabriela Sagebin; SPERB, Tania Maria. Contextos e parceiros do narrar de
crianças na escola infantil. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 181-190, 2009.
SOUZA, Marina Teixeira Mendes de Souza. O papel do corpo nas práticas de letramento: um estudo sobre
as atividades criadoras na infância. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento
Humano e Saúde) – Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
TEBALDI, Lisiane Rossatto. Brincar, criar e narrar: a mediação docente e a produção das narrativas orais
das crianças na pré-escola. In: CUNHA, Susana Rangel Vieira da; CARVALHO, Rodrigo Saballa de (Orgs.).
Linguagens da arte: percursos da docência com crianças. Porto Alegre: Zouk, 2022. p. 39-56.
TEBALDI, Lisiane Rossatto. “Ei, olha a história que a gente tá fazendo!”: as crianças e suas performances na
produção de narrativas orais na pré-escola. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal
do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.
TEBALDI, Lisiane Rossatto; CARVALHO, Rodrigo Saballa de. As crianças e suas performances na produção de
narrativas orais na pré-escola. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 104, e5201, p. 1-17, 2023.
TEBALDI, Lisiane Rossatto; CARVALHO, Rodrigo Saballa de. Ateliês literários, mediação docente e a produção
de narrativas orais pelas crianças na pré-escola. In: NOGUEIRA, Gabriela Medeiros (Org.). Práticas de leitura:
um mosaico de experiências em diferentes países. Curitiba: CRV, 2022a. p. 158-188.
TEBALDI, Lisiane Rossatto; CARVALHO, Rodrigo Saballa de. Dimensões éticas e metodológicas de uma
pesquisa com (e sobre) crianças na pré-escola: reflexões, tensões e perspectivas investigativas. Educação
Unisinos, São Leopoldo, v. 26, p. 1-18, 2022b.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).