ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM PESQUISAS COM CRIANÇAS NA PRÉ-ESCOLA

ESTADO DO CONHECIMENTO DE INVESTIGAÇÕES REALIZADAS NO BRASIL NO PERÍODO 2012-2022

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023727

Keywords:

Educação Infantil, Letramento, Alfabetização, Linguagem Escrita, Pré-escola

Abstract

O artigo tem como objetivo analisar as investigações sobre alfabetização e letramento realizadas com crianças na pré-escola e publicadas no período de 2012 a 2022 no Brasil. Trata-se de uma investigação do tipo estado do conhecimento. Para tanto, foram definidas as seguintes unidades de análise: práticas de letramento e mediação docente; práticas de leitura e escrita com as crianças; práticas de letramento com as crianças; avaliação do conhecimento das crianças sobre a linguagem escrita; letramento literário; uso da tecnologia para a alfabetização e o letramento das crianças. A partir das análises, foi possível inferir a relevância da mediação docente, do planejamento e de práticas contextualizadas, significativas e sistemáticas envolvendo leitura e escrita na pré-escola.

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Published

2023-06-30

How to Cite

Tebaldi, L. R., & Carvalho, R. S. de . (2023). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM PESQUISAS COM CRIANÇAS NA PRÉ-ESCOLA: ESTADO DO CONHECIMENTO DE INVESTIGAÇÕES REALIZADAS NO BRASIL NO PERÍODO 2012-2022. Revista Brasileira De Alfabetização, (19), 1–21. https://doi.org/10.47249/rba2023727

Issue

Section

DOSSIÊ