PRÁTICAS DE LEITURA COMPARTILHADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ENTRE O DITO E O EFETIVADO
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023733Palavras-chave:
Leitura compartilhada, Educação infantil, Práticas letradas, ConhecimentoResumo
O presente ensaio tem como objetivo refletir sobre a importância da leitura compartilhada de livros na Educação Infantil (EI). A partir de uma revisão narrativa destaca-se o papel desse tipo de leitura no desenvolvimento conceitual e na apropriação da linguagem de crianças pequenas. Apesar do amplo consenso sobre a importância da leitura nos primeiros anos de vida da criança, há indícios de que os desafios praxiológicos são grandes e as práticas predicadas, muitas vezes, não são efetivadas devido à qualidade das interações adulto-criança e ao tempo dedicado às experiências de leitura e conversa em torno dos livros. Conclui-se que políticas públicas específicas são necessárias para as professoras da EI, considerando as especificidades da etapa, o que perpassa em fatores como mais investimento na formação docente e no envio de livros e outros materiais às escolas.
Métricas
Referências
ADRIÃO, Theresa. A privatização dos processos pedagógicos: Grupos editoriais e os negócios na educação
básica. In: MARINGONI, G. (org.). O negócio da Educação. São Paulo: Olho D’água; Fapesp, 2017. p. 129-144.
Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/324000183. Acesso em: 15 abr. 2023.
BISOGNI, Andrea. Apropriação de práticas de ensino da linguagem escrita por professoras dos anos finais da
Educação Infantil. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2022. Disponível em: https://
repositorio.pucsp.br/bitstream/handle/26039/1/Andrea%20Guida%20Bisognin.pdf. Acesso em: 23 abr. 2023.
BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. Alfabetização e letramento na Educação infantil: “ou isto ou aquilo”? In:
BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland de Sousa (Orgs). A aprendizagem inicial da língua escrita
com crianças de 4 e 5 anos, mediações pedagógicas. São Paulo: Autêntica, 2021. p. 19-36.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal,
BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
Brasília: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, [1996]. Disponível em: http://
www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 nov. 2021.
BRASIL. Parecer Nº 20, de 11 de novembro de 2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação Infantil. Brasília: Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Básica, [2009b]. Disponível
em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/pceb020_09.pdf. Acesso em: 15 nov. 2021.
BRASIL. Resolução Nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional
Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no
âmbito da Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Conselho
Pleno, [2017a]. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/RESOLUCAOCNE_
CP222DEDEZEMBRODE2017.pdf. Acesso em: 15 nov. 2021.
BRASIL. Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019. Institui a Política Nacional de Alfabetização. Diário Oficial da
União: seção 1, Brasília, DF, n. 70-A, p. 15-17, 11 abr. 2019b.
BRASIL. Edital de Convocação Nº 02/2020 – CGPLI. Edital de Convocação para o processo de inscrição e
avaliação de obras didáticas para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático PNLD 2022. Brasília:
Ministério da Educação, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Secretaria de Educação Básica,
. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/centrais-de-conteudos/publicacoes/category/165-
editais?download=14174:edital-consolidado-pnld-2022-infantil-%E2%80%93-28-09-2020
CARRASCO-ALTAMIRANO, Alma. Entre libros y estudiantes. Guía para promover el uso de las bibliotecas en el
aula. México, D.F.: Paidós, 2006.
CERVETTI, Gina; HIEBERT, Elfrieda. Knowledge at the Center of English Language Arts Instruction. The Reading
Teacher, 72(4), p. 499–507, Jan/Fev, 2019. https://doi.org/10.1002/trtr.1758.
DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pósmodernas.
Porto Alegre: Artmed, 2003.
DICKINSON, David; PORCHE, Michelle. Relation Between Language Experiences in Preschool Classrooms and
Children’s Kindergarten and Fourth-Grade Language and Reading Abilities. Child Development, 82: 870-886,
mar/2011. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.2011.01576.x
DICKINSON, David; GRIFFITH, Julie; GOLINKOFF, Roberta; HIRSH-PASEK, Kathy. How reading books fosters
language development around the world. Child Development Research, v. 2012, Article ID 602807, 15 pages.
DOI: https://doi.org/10.1155/2012/602807
HIRSCH, Eric Donald Jr. The knowledge deficit. Closing the shocking education gap for American children. Boston:
Houghton Mifflin Company, 2006.
IBGE. Instituto brasileiro de geografia e estatística. Censo de 2022. Disponível em: censo2022.ibge.gov.br.
Acesso em: 08 de abr. 2023.
KRAMER, Sônia. Alfabetização, leitura e escrita. Formação de professores em curso. 6a ed. São Paulo: Ática,
LA PARO, Karen; PIANTA, Robert; STUHLMAN, Megan. The classroom assessment scoring system: findings
from the prekindergarten year. The Elementary School Journal, 104(5), p. 409-426, maio/2004.
MONÇÃO, Maria Aparecida Guedes. Cenas do cotidiano na educação infantil: desafios da integração entre
cuidado e educação. Educ. Pesqui., 43 (1), São Paulo, Ahead of print, jan-mar 2017. Disponível em: https://www.
scielo.br/j/ep/a/cZL7VJDCJQQnL8rHP6Z3kBF/abstract/?lang=pt. Acesso em: 22 abr. 2023.
ROSEMBERG, Fúlvia. Políticas públicas de qualidade da Educação Infantil. In: SANTOS, Marlene Oliveira dos;
RIBEIRO, Maria Izabel Souza (orgs.). Educação Infantil - Os desafios estão postos. E o que estamos fazendo?
Salvador: Sooffset, 2014. p. 169-185.
ROWE, Meredith; SNOW, Catherine. Analyzing input quality along three dimensions: Interactive, linguistic,
and conceptual. Journal of Child Language, 47(1), 5-21, Janeiro/2020. DOI: https://doi.org/10.1017/
S0305000919000655
SANTOS, Marlene Oliveira dos; RIBEIRO, Silvanne. Docência na Educação Infantil: um estudo sobre o trabalho
pedagógico com bebês e crianças pequenas em instituições de Educação Infantil da rede municipal de ensino
de Salvador. Período (2018-2020). 109 f. 2020. Relatório de Pesquisa – Faculdade de Educação, Universidade
Federal da Bahia, Salvador, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32851. Acesso em 08 mar.
SEPÚLVEDA, Angélica. Incorporação de práticas letradas na alfabetização. Cadernos Cenpec: Nova Série,
v. 2, n. 2, 189-223, 2012. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/
view/184/212. Acesso em: 23 abr. 2023.
SEPÚLVEDA, Angélica. Interacciones en torno de los libros de literatura infantil que ayudan a aprender lenguaje
oral y escrito. Ruta Maestra, v. 20, p. 1, 2017a. Disponível em: https://rutamaestra.santillana.com.co/interaccionesentorno-
de-los-libros-de-literatura-infantil/. Acesso em: 23 abr. 2023.
SEPÚLVEDA, Angélica. Discurso educativo letrado de professoras alfabetizadoras de diferente perfil pedagógico.
Educação em Revista, 33, e141263, 2017b. Disponível em https://doi.org/10.1590/0102-4698141263 Acesso
em: 23 abr. 2023.
SEPÚLVEDA, Angélica; TEBEROSKY, Ana. As crianças e as práticas de leitura e de escrita. In: BAPTISTA, M. C.
et al.. (org.). Crianças como leitoras e autoras. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica,
p. 59-95.
SNOW, Catherine. Literacy and language: relationships during the preschool years. Harvard Educational Review,
, p. 165-189, 1983.
TEBEROSKY, Ana. Propuesta constructivista para aprender a leer y a escribir. Barcelona: Vicens Vives, 2003.
TEBEROSKY, Ana. Palavras às professoras que ensinam a ler e escrever [livro eletrônico]. Coordenação
CARDOSO, Beatriz; SEPÚLVEDA, Angélica. 1a ed. São Paulo: Editora Moderna, 2020.
TEBEROSKY, Ana; JARQUE, Maria Josep. Interação e continuidade entre a aquisição da linguagem e a
aprendizagem da leitura e da escrita. Cadernos Cenpec | Nova série, [S.l.], v. 4, n. 1, dec. 2014. ISSN 2237-9983.
Disponível em: <https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/276/277>. Acesso
em: 23 abr. 2023.
TOMASELLO, M. Constructing a language: a usage-based approach to child language acquisition. Cambridge,
MA: Harvard University Press, 2003.
UCCELLI, Paola, DEMIR-LIRA, Özlem; ROWE, Meredith; LEVINE, Susan; GOLDIN-MEADOW, Susan. Children’s
Early Decontextualized Talk Predicts Academic Language Proficiency in Mid-adolescence. Child Development,
: 1650-1663, 2019. DOI: https://doi.org/10.1111/cdev.13034
UNICEF. Niños y niñas en América Latina y Caribe (2020). Panorama 2020. Disponível em: https://www.unicef.
org/lac/media/21901/file/NNAenALC2020-a-una-pagina.pdf. Acesso em: 8 mar. 2023.
VIGOTSKY, Lev. Pensamento e linguagem. 4a ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
WEIZMAN, Z. O; SNOW, Catherine. Lexical output as related to children’s vocabulary acquisition: Effects of
sophisticated exposure and support for meaning. Developmental Psychology, 37, 265–279, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).