PRÁTICAS DE LEITURA COMPARTILHADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ENTRE O DITO E O EFETIVADO
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023733Keywords:
Leitura compartilhada, Educação infantil, Práticas letradas, ConhecimentoAbstract
O presente ensaio tem como objetivo refletir sobre a importância da leitura compartilhada de livros na Educação Infantil (EI). A partir de uma revisão narrativa destaca-se o papel desse tipo de leitura no desenvolvimento conceitual e na apropriação da linguagem de crianças pequenas. Apesar do amplo consenso sobre a importância da leitura nos primeiros anos de vida da criança, há indícios de que os desafios praxiológicos são grandes e as práticas predicadas, muitas vezes, não são efetivadas devido à qualidade das interações adulto-criança e ao tempo dedicado às experiências de leitura e conversa em torno dos livros. Conclui-se que políticas públicas específicas são necessárias para as professoras da EI, considerando as especificidades da etapa, o que perpassa em fatores como mais investimento na formação docente e no envio de livros e outros materiais às escolas.
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