LIVRE EXPRESSÃO DA CRIANÇA NO INÍCIO DA APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA

RELAÇÕES DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023734

Palavras-chave:

Educação Infantil, Linguagem Escrita, Livre expressão, Relações de ensino, Covid-19

Resumo

Investigamos a livre expressão escrita de uma criança (de cinco anos de idade), e suas relações de ensino com a escola/professora e com a família, no contexto da pandemia da Covid-19. A Teoria Histórico-Cultural subsidiou as reflexões, operacionalizadas a partir da coleta de entrevistas semiestruturadas e remotas, analisando o contexto familiar, impactado pelo formato de ensino imposto pela pandemia. Destacamos, como eixos de análise, as propostas da escola para o trabalho com a escrita e as brincadeiras como formas de livre expressão da criança, imbricadas em seu processo de apropriação da linguagem escrita. As práticas de linguagem escrita propostas pela escola durante a pandemia não consideraram as necessidades e os motivos como elementos propulsores para a aprendizagem infantil.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Girardi Nunes Pessoa, Âmali, Valiengo , A. ., & Almeida, A. C. de . (2023). LIVRE EXPRESSÃO DA CRIANÇA NO INÍCIO DA APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA: RELAÇÕES DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Revista Brasileira De Alfabetização, (19), 1–16. https://doi.org/10.47249/rba2023734

Edição

Seção

DOSSIÊ