LIVRE EXPRESSÃO DA CRIANÇA NO INÍCIO DA APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA
RELAÇÕES DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023734Palavras-chave:
Educação Infantil, Linguagem Escrita, Livre expressão, Relações de ensino, Covid-19Resumo
Investigamos a livre expressão escrita de uma criança (de cinco anos de idade), e suas relações de ensino com a escola/professora e com a família, no contexto da pandemia da Covid-19. A Teoria Histórico-Cultural subsidiou as reflexões, operacionalizadas a partir da coleta de entrevistas semiestruturadas e remotas, analisando o contexto familiar, impactado pelo formato de ensino imposto pela pandemia. Destacamos, como eixos de análise, as propostas da escola para o trabalho com a escrita e as brincadeiras como formas de livre expressão da criança, imbricadas em seu processo de apropriação da linguagem escrita. As práticas de linguagem escrita propostas pela escola durante a pandemia não consideraram as necessidades e os motivos como elementos propulsores para a aprendizagem infantil.
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