OLHARES SOBRE A LINGUAGEM ESCRITA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023735

Palavras-chave:

Educação infantil, Prática pedagógica, Linguagem escrita

Resumo

Este artigo objetiva discutir o lugar da linguagem escrita na educação infantil a partir de olhares plurais de profissionais que atuam nessa área. Apresenta diversas perspectivas teóricas e práticas que têm contribuído para o debate em torno dessa dimensão da aprendizagem. Referencia-se em dados empíricos de uma pesquisa que utilizou a exibição de filmes sobre a prática cotidiana de instituições de educação infantil de diferentes culturas (Brasil e Dinamarca) e sua discussão em grupos focais formados por diferentes perfis. As análises se organizam em torno de quatro temas: a atividade de compor o nome e o papel da professora; a organização do ambiente educativo, modelos de escola e pedagogias; o lugar do letramento na educação infantil; e as condições objetivas para uma prática de qualidade

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Haddad, L., Artur, A., & Folque, M. A. . (2023). OLHARES SOBRE A LINGUAGEM ESCRITA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Brasileira De Alfabetização, (19), 1–20. https://doi.org/10.47249/rba2023735

Edição

Seção

DOSSIÊ