OLHARES SOBRE A LINGUAGEM ESCRITA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47249/rba2023735

Mots-clés :

Educação infantil, Prática pedagógica, Linguagem escrita

Résumé

Este artigo objetiva discutir o lugar da linguagem escrita na educação infantil a partir de olhares plurais de profissionais que atuam nessa área. Apresenta diversas perspectivas teóricas e práticas que têm contribuído para o debate em torno dessa dimensão da aprendizagem. Referencia-se em dados empíricos de uma pesquisa que utilizou a exibição de filmes sobre a prática cotidiana de instituições de educação infantil de diferentes culturas (Brasil e Dinamarca) e sua discussão em grupos focais formados por diferentes perfis. As análises se organizam em torno de quatro temas: a atividade de compor o nome e o papel da professora; a organização do ambiente educativo, modelos de escola e pedagogias; o lugar do letramento na educação infantil; e as condições objetivas para uma prática de qualidade

Métriques

Chargements des métriques ...

Références

ALBUQUERQUE, A.; MARTINS, M. A. Desenvolvimento da consciência fonológica em idade pré-escolar: A

importância das atividades de escrita inventada no jardim-de-infância. Diversidade e Educação: Desafios Atuais,

p. 176-190, 2015.

ALBUQUERQUE, E.; FERREIRA, A. Práticas de ensino da leitura e da escrita na educação infantil no Brasil e na

França e os conhecimentos das crianças sobre escrita alfabética. Educação em revista. v. 36, e159401, 2020.

Doi: 10.1590/0102-4698159401.

ALVES MARTINS, M.; MATA, L.; SILVA, C. Conceptualizações sobre linguagem escrita: percursos de investigação.

Análise Psicológica, n. 32, p. 135-143, 2014.

ARTUR, A. O grupo de trabalho cooperativo no desenvolvimento da profissionalidade: um projeto em torno da

linguagem escrita na educação pré-escolar. Escola Moderna, Lisboa, n. 28, p. 3-66, 2006. 5.ª série.

BATISTA, M. C. As crianças e o processo de apropriação da linguagem escrita: consensos e dissensos nos

campos da alfabetização e da educação infantil. Revista Brasileira de Alfabetização, n. 16, p. 15-32, 2022

BATISTA, M. C. A linguagem escrita e o direito à Educação na primeira infância. In: SEMINÁRIO NACIONAL:

CURRÍCULO EM MOVIMENTO – PERSPECTIVAS ATUAIS, 1. Anais [...]. Belo Horizonte, 2010.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Undime, Consed, MEC 2017. Disponível em: http://

basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 maio 2023.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CEB n.º 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, seção 1, Brasília, DF, p. 18,

dez. 2009.

FOLQUE, M. A. Reconstruindo a cultura em cooperação mediado pela pedagogia para a infância do Movimento

da Escola Moderna portuguesa. Perspectiva, v. 32, n. 3, p. 951-975, set./dez. 2014.

FREIRE, Renata Teixeira Junqueira; BORTOLANZA, Ana Maria Esteves. Sobre letrar ou alfabetizar na Educação

Infantil. Revista Brasileira de Alfabetização. v. 1, n. 4, p. 171-186, jul./dez. 2016.

GALVÃO, A. M. O. Crianças e cultura escrita. In: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica (org.).

Linguagem oral e linguagem escrita na educação infantil: práticas e interações. Brasília, DF: MEC-SEB, 2016,

p.15-41.

HADDAD, L. Compreensões de práticas pedagógicas em educação infantil: olhares sobre o ambiente de um

centro infantil de idades integradas na Dinamarca. Educação Unisinos (on-line), v. 24, p. 1-16, 2020. Disponível

em: https://doi:10.4013/Edu. 2020.241.11

HADDAD, L.; MARQUES, C. D. S.; AMORIM, L. H. da S. – Eu acho estranho! – Compreensões da presença de

profissionais homens em contextos interculturais da Educação Infantil. ZERO-A-SEIS, Florianópolis, v. 22, p.

-436, 2020.

HADDAD, L.; JENSEN, J. J. Um dia em uma instituição dinamarquesa de educação infantil de idades integradas.

Maceió, Edufal, 2016. Filme digital (30 min), son., color.

HADDAD, L. Uma manhã em uma instituição de educação infantil da rede municipal de Maceió. Maceió: Edufal,

(Filme).

KALAMPALIKIS, N. Un outil de diagnostic des représentations sociales: le focus group. Rev. Diálogo Educ.,

Curitiba, v. 11, n. 33, p. 435-467, maio/ago. 2011.

MELLO, S. A. Ensinar e aprender a linguagem escrita na perspectiva histórico-cultural. Rev. Psicol. Polít., São

Paulo, v. 10, n. 20, p. 329-343, dez. 2010.

MORAIS, A. G. Base Nacional Comum Curricular: que direitos de aprendizagem relativos à língua escrita

defendemos para as crianças na Educação Infantil. Revista Brasileira de Alfabetização, v. 1, n. 2, p. 161-173,

MORAIS, A. G. de; SILVA, A. da; NASCIMENTO, G. S. do. Ensino da notação alfabética e práticas de leitura

e escrita na Educação Infantil: uma análise das três versões da Base Nacional Comum Curricular. Revista

Brasileira de Educação, v. 25, e250018, 2020.

NUNES, M. F. R.; CORSINO, P. Leitura e escrita na Educação Infantil: contextos e práticas em diálogo. Cadernos

de Pesquisa, SP. V.49, p.100-126, out./dez. 2019.

REBELO, A. H. M..; BUSS-SIMÃO, M.; CAVALHEIRO, T. F. Apostilamento na educação infantil e os conteúdos

regulatórios da infância. Humanidades & Inovação, Palmas, v. 6, n. 15, p. 204-216, 2019. Disponível em: https://

revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1467. Acesso em: 10 maio 2023.

SANTANA, I. Iniciação e desenvolvimento da escrita: dois percursos. Escola Moderna, n. 33, 2009. 5.ª série

SILVA, I. L. da; MARQUES, L.; MATA, L.; ROSA, M. Orientações curriculares para a educação pré-escolar. Lisboa:

Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE), 2016.

SOARES, M. Letramento. In: FRADE, I Cristina Alves da Silva et al. (org.). Glossário CEALE. Termos de

alfabetização, leitura e escrita para Educadores. Belo Horizonte: UFMG, Faculdade de Educação, 2014.

SOUZA, R. A. M. de; MELLO, Suelly Amaral. O lugar da cultura escrita na educação da infância. In: COSTA,

Sinara Almeida da; MELLO, Suely Amaral (org.). Teoria histórico-cultural na educação infantil: conversando com

professoras e professores. Curitiba: CRV, 2017, p. 199-2015. v. 1.

TOBIN, J.; WU, D. Y. H; DAVIDSON, D. H. Educação infantil em três culturas: Japão, China e Estados Unidos.

São Paulo: Phorte, 2008.

UNESCO. Declaração mundial sobre educação para todos e plano de ação para satisfazer as necessidades

básicas de aprendizagem. Jomtien, Tailândia: UNESCO, 1990.

Téléchargements

Publiée

2023-06-30

Comment citer

Haddad, L., Artur, A., & Folque, M. A. . (2023). OLHARES SOBRE A LINGUAGEM ESCRITA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Brasileira De Alfabetização, (19), 1–20. https://doi.org/10.47249/rba2023735

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ