A ESCOLARIZAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA

UMA EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA DE LEITURA NO ST. ANTHONYS’S LEARNING CENTER EM ENDICOTT/NY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023736

Palavras-chave:

Leitura literária, Literatura infantil, letramento social, práticas de leitura, Educação infantil

Resumo

O escopo deste artigo foi interpretar as possibilidades de escolarização da literatura na Educação Infantil no St. Anthonys’s Learning Center em Endicott/NY. O texto se fundamenta a partir de observações realizadas em duas turmas com crianças de 3 e 4 anos na referida escola nos Estados Unidos. O acompanhamento das atividades se deu durante a realização de um projeto de Literatura realizado por toda a escola. A fundamentação teórica se pautou em autores como Barone & Mallette (2013), Pinnell & Fountas (2011), Soares (2017) entre outros pesquisadores. A hipótese construída inicialmente e constatada foi de que os usos de “letramentos” não é entendido somente como uma questão de técnicas e de habilidades neutras de aprendizagem, mas como práticas que devem estar associadas aos significados de crença de uma cultura.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristiane Dias Martins Cota, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação - UFMG

Prof. Associada da Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Referências

CASTANHEIRA, Maria Lúcia. Aprendizagem contextualizada: discursos e inclusão na sala de aula. Belo Horizonte:

CEALE; Autêntica, 2004.

COSSON, Rildo. Letramento Literário. São Paulo: Contexto, 2006.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados,

FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Literacy: Reading the Word and the World. South Hadley, MA: Bergin &

Garvey, 1987.

FREIRE, Paulo e DONALDO, Macedo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Terra

& Paz, 2015.

GREEN, Judith L.; DIXON, Carol N.; ZAHARLICH, Amy. A etnografia como uma lógica de investigação. Educação

em Revista, Belo Horizonte, v. 42. p. 13-79. dez. 2005.

MCCABE, Allysa. A comprehensive Approach to Building Oral Language in Preschool. In: BARONE, Diane M.

& MARRETTE, Marla H. Best Practices in Early Literacy Instruction. New York: The Guilfor Press, 2013, p. 26-41.

MOL, S. E. & BUS, A. G. To read or not to read: a meta-analysis of print exposure from infancy to early adulthood.

Psychological Bulletin, 2011.

NEVES, V. F. A., GOUVÊA, M. C. S. de, & CASTANHEIRA, M. L. A passagem da

educação infantil para o ensino fundamental: tensões contemporâneas. Educação &Pesquisa, 37 (1), 2011, 121-

Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=29819095008. Acesso em: 10 dez. 2022.

PAULINO, Graça. Letramento literário: cânones estéticos e cânones escolares. Caxambu: ANPED, 1997.

PINNELL, Gay Su; FOUNTAS, Irene C.. Literacy Beginnings: a prekindergarten handbook. Portsmouth, NH:

Heinemann, 2011.

RILEY-AYERS. Supportin Language and Literacy Development in Quality Preschools. In: BARONE, Diane M. &

MARRETTE, Marla H.. Best Practices in Early Literacy Instruction. New York: The Guilfor Press, 2013. 58-75 p.

SILVA, Márcia Cabral da; MARTINS, Milena Ribeiro. Experiências de leitura no contexto escolar. In: Literatura:

ensino fundamental / Coordenação, Aparecida Paiva, Francisca Maciel, Rildo Cosson – Brasília : Ministério da

Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. 204 p. : il. (Coleção Explorando o Ensino ; v. 20)

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

SOARES, Magda A escolarização da Literatura Infantil e Juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy et al. (Orgs.). A

escolarização da leitura literária: O Jogo do Livro Infantil e Juvenil. BeloHorizonte: Autêntica, 1999, p. 17-48.

SOARES, Magda O letramento e a alfabetização – Qual é a diferença entre a alfabetização de crianças e a de

jovens e adultos? Letra A – O jornal do alfabetizador. Belo Horizonte, ano 2, Edição Especial, 2006.

SOARES, Magda O jogo das escolhas. In: MACHADO, Maria Zélia Versiani et al. (Orgs.). Escolhas (literárias) em

jogo. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2004.

SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Editora Contexto, 2017.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 10 ed. São Paulo: Global, 1998.

ZILBERMAN, Regina. Letramento literário: não ao texto, sim ao livro. In: PAIVA, Aparecida et al. (Orgs.). Literatura

e letramento: espaços, suportes e interfaces – o jogo do livro. Belo Horizonte: Autêntica/CEALE/FaE/UFMG,

p. 245-266.

WOOD, David. How children think and learn: the social contexts of cognitive development. Oxford, UK ; Malden,

Mass.: Blackwell, 1998

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Cota, C. D. M., & Silva, J. C. A. . (2023). A ESCOLARIZAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA: UMA EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA DE LEITURA NO ST. ANTHONYS’S LEARNING CENTER EM ENDICOTT/NY. Revista Brasileira De Alfabetização, (19), 1–15. https://doi.org/10.47249/rba2023736

Edição

Seção

DOSSIÊ