A ESCOLARIZAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA
UMA EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA DE LEITURA NO ST. ANTHONYS’S LEARNING CENTER EM ENDICOTT/NY
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023736Keywords:
Leitura literária, Literatura infantil, letramento social, práticas de leitura, Educação infantilAbstract
O escopo deste artigo foi interpretar as possibilidades de escolarização da literatura na Educação Infantil no St. Anthonys’s Learning Center em Endicott/NY. O texto se fundamenta a partir de observações realizadas em duas turmas com crianças de 3 e 4 anos na referida escola nos Estados Unidos. O acompanhamento das atividades se deu durante a realização de um projeto de Literatura realizado por toda a escola. A fundamentação teórica se pautou em autores como Barone & Mallette (2013), Pinnell & Fountas (2011), Soares (2017) entre outros pesquisadores. A hipótese construída inicialmente e constatada foi de que os usos de “letramentos” não é entendido somente como uma questão de técnicas e de habilidades neutras de aprendizagem, mas como práticas que devem estar associadas aos significados de crença de uma cultura.
Metrics
References
CASTANHEIRA, Maria Lúcia. Aprendizagem contextualizada: discursos e inclusão na sala de aula. Belo Horizonte:
CEALE; Autêntica, 2004.
COSSON, Rildo. Letramento Literário. São Paulo: Contexto, 2006.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados,
FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Literacy: Reading the Word and the World. South Hadley, MA: Bergin &
Garvey, 1987.
FREIRE, Paulo e DONALDO, Macedo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Terra
& Paz, 2015.
GREEN, Judith L.; DIXON, Carol N.; ZAHARLICH, Amy. A etnografia como uma lógica de investigação. Educação
em Revista, Belo Horizonte, v. 42. p. 13-79. dez. 2005.
MCCABE, Allysa. A comprehensive Approach to Building Oral Language in Preschool. In: BARONE, Diane M.
& MARRETTE, Marla H. Best Practices in Early Literacy Instruction. New York: The Guilfor Press, 2013, p. 26-41.
MOL, S. E. & BUS, A. G. To read or not to read: a meta-analysis of print exposure from infancy to early adulthood.
Psychological Bulletin, 2011.
NEVES, V. F. A., GOUVÊA, M. C. S. de, & CASTANHEIRA, M. L. A passagem da
educação infantil para o ensino fundamental: tensões contemporâneas. Educação &Pesquisa, 37 (1), 2011, 121-
Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=29819095008. Acesso em: 10 dez. 2022.
PAULINO, Graça. Letramento literário: cânones estéticos e cânones escolares. Caxambu: ANPED, 1997.
PINNELL, Gay Su; FOUNTAS, Irene C.. Literacy Beginnings: a prekindergarten handbook. Portsmouth, NH:
Heinemann, 2011.
RILEY-AYERS. Supportin Language and Literacy Development in Quality Preschools. In: BARONE, Diane M. &
MARRETTE, Marla H.. Best Practices in Early Literacy Instruction. New York: The Guilfor Press, 2013. 58-75 p.
SILVA, Márcia Cabral da; MARTINS, Milena Ribeiro. Experiências de leitura no contexto escolar. In: Literatura:
ensino fundamental / Coordenação, Aparecida Paiva, Francisca Maciel, Rildo Cosson – Brasília : Ministério da
Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. 204 p. : il. (Coleção Explorando o Ensino ; v. 20)
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
SOARES, Magda A escolarização da Literatura Infantil e Juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy et al. (Orgs.). A
escolarização da leitura literária: O Jogo do Livro Infantil e Juvenil. BeloHorizonte: Autêntica, 1999, p. 17-48.
SOARES, Magda O letramento e a alfabetização – Qual é a diferença entre a alfabetização de crianças e a de
jovens e adultos? Letra A – O jornal do alfabetizador. Belo Horizonte, ano 2, Edição Especial, 2006.
SOARES, Magda O jogo das escolhas. In: MACHADO, Maria Zélia Versiani et al. (Orgs.). Escolhas (literárias) em
jogo. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2004.
SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Editora Contexto, 2017.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 10 ed. São Paulo: Global, 1998.
ZILBERMAN, Regina. Letramento literário: não ao texto, sim ao livro. In: PAIVA, Aparecida et al. (Orgs.). Literatura
e letramento: espaços, suportes e interfaces – o jogo do livro. Belo Horizonte: Autêntica/CEALE/FaE/UFMG,
p. 245-266.
WOOD, David. How children think and learn: the social contexts of cognitive development. Oxford, UK ; Malden,
Mass.: Blackwell, 1998
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).