FUNDAMENTOS TEÓRICOS SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DE MINAS GERAIS

Autores

  • Ilsa do Carmo Vieira Goulart Universidade Federal de Lavras
  • Giovanna Rodrigues Cabral Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023745

Palavras-chave:

Pedagogia. Formação inicial. Concepções de Alfabetização e de Letramento. Magda Soares.

Resumo

Este estudo tem por centralidade a compreensão de como se organizam as propostas de formação docente dos futuros profissionais que atuarão na alfabetização, na vertente do planejamento curricular dos cursos de graduação em Pedagogia. Diante disso, objetiva-se traçar um panorama das propostas curriculares dos cursos de Pedagogia das Universidades Federais de Minas Gerais acerca das concepções de alfabetização e de letramento, com intuito de dar visibilidade aos aspectos teóricos presentes nos componentes curriculares referentes à formação inicial de professores para atuação na alfabetização. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de cunho documental, a partir da análise dos projetos pedagógicos dos cursos (PPC) de Pedagogia das onze Universidades Federais de Minas Gerais, com foco nos ementários e na matriz curricular dos cursos de graduação em Pedagogia, buscando depreender a inserção de referencial teórico alicerçado nas concepções de Magda Soares sobre alfabetização e letramento. As discussões teóricas balizam-se no princípio da formação inicial de Imbernón (2011; 2017), Nóvoa (2019) e Tardif (2014), na concepção de alfabetização e letramento de Soares (2002; 2003; 2004; 2017; 2018). Conclui-se que os projetos pedagógicos de formação de alfabetizadores presentes nos cursos de Pedagogia investigados estão alicerçados nas concepções de alfabetização e de letramento presentes nas obras de Magda Soares, tanto em seus aspectos conceituais quanto práticos.

Biografia do Autor

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Universidade Federal de Lavras

Estágio Pós-doutoral na Universidade Autônoma de Barcelona. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2013). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2009). Graduada em Letras, pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (1997). Professora do Departamento e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras.

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Publicado

2023-09-07

Como Citar

Goulart, I. do C. V., & Cabral, G. R. (2023). FUNDAMENTOS TEÓRICOS SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DE MINAS GERAIS. Revista Brasileira De Alfabetização, (20), 1–19. https://doi.org/10.47249/rba2023745

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Seção

ARTIGOS