MAGDA SOARES
A PERGUNTA E A BUSCA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023753Palavras-chave:
Magda Soares, Qualidade em Alfabetização, Políticas de Alfabetização, Pesquisa, PráticasResumo
Este ensaio trata do trabalho desenvolvido por Magda Soares, sua relevância teórica e as contribuições para políticas públicas de alfabetização. O foco é a pergunta enfrentada em pesquisas, práticas e políticas de alfabetização, assim formulada por Magda: Em busca da qualidade em alfabetização... em busca de quê? A análise prioriza a visão e ação de Magda, a escuta diante de questões, desafios e problemas da prática acadêmica na formulação de políticas e na ação escolar. O primeiro item trata de trabalhos das décadas de 1980 e 1990, destacando a perspectiva social dos conceitos. O segundo situa o contexto onde a pergunta foi feita de viva voz, analisa o texto publicado pouco depois e comenta a pergunta e sua dimensão política. O terceiro fala de como a obra afeta profissionais e projetos dedicados à pesquisa, à docência e à gestão de políticas de alfabetização, leitura e escrita.
Métricas
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992, 415p.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968, 244p.
KRAMER, Sonia. Educação básica e a busca de qualidade: uma tentativa de síntese. In: SOARES, Magda; KRAMER, Sonia; LUDKE, Menga e outros. Escola Básica, Coletânea CBE/Conferência Brasileira de Educação. Campinas: Papirus, 1992, p. 71-76.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de Oliveira. Rediscutindo a natureza do ensino. In: SOARES, Magda; KRAMER, Sonia; LUDKE, Menga e outros. Escola Básica, Coletânea CBE/Conferência Brasileira de Educação. Campinas: Papirus, 1992, p. 63-69.
SMOLKA, Ana Luiza. Cognição, linguagem e trabalho na escola. In: SOARES, Magda; KRAMER, Sonia; LUDKE, Menga e outros. Escola Básica, Coletânea CBE/Conferência Brasileira de Educação. Campinas: Papirus, 1992, p. 55-62.
SOARES, Magda. Linguagem e Escola: uma perspectiva social. Ática: São Paulo, 1985a, 95p.
SOARES, Magda. Pesquisas sobre alfabetização: a produção brasileira nas últimas décadas. Educação em Revista, Belo Horizonte, Faculdade de Educação da UFMG, p. 71-72, 1985b.
SOARES, Magda. Alfabetização em busca de um método?, Educação em Revista, Belo Horizonte, Faculdade de Educação da UFMG, p. 44-50, 1985c.
SOARES, Magda. As muitas facetas da alfabetização. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.52, p.19-24, 1985d.
SOARES, Magda. As condições sociais da leitura: uma reflexão em contraponto. In: ZILBERMAN, Regina e SILVA, Ezequiel Theodoro. Leitura: perspectivas interdisciplinares. Ática: São Paulo, 1988, p.18-37.
SOARES, Magda. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília: REDUC/INEP, 1989, 155p.
SOARES, Magda. A pesquisa sobre alfabetização no Brasil. Revista de Educação AEC, Brasília, v.19, n. 76, p.12-21, jul/set 1990.
SOARES, Magda. Metamemória – Memórias: travessia de uma educadora. São Paulo: Cortez Editora: 1991, 124p.
SOARES, Magda. Em busca da qualidade em alfabetização: em busca ... de quê? In: SOARES, Magda; KRAMER, Sonia; LUDKE, Menga et al. Escola básica. São Paulo: Anais da 6a. CBE, 1992.p.45- 53.
SOARES, Magda. Língua escrita, sociedade e cultura: relações, dimensões e perspectivas. Revista Brasileira de Educação, n. 00, p. 5-16, set/out/nov, 1995. Disponível em Língua escrita, sociedade e cultura: relações, dimensões e perspectivas (fcc.org.br).Acesso em: 21 de jul. 2023.
SOARES, Magda. Instâncias de produção e instâncias de socialização do conhecimento: a pesquisa nos cursos de pós-graduação em educação e os trabalhos e comunicações apresentados nos GTs da ANPED”. Trabalho encomendado apresentado na XX Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 1997.
SOARES, Magda. Aprender a escrever, ensinar a escrever. In: ZACCUR, Edwiges (org.). A magia da linguagem. Rio de Janeiro: DP&A Ed. 1999, p. 49-73.
SOARES, Magda. Em busca da qualidade em alfabetização em busca... de quê? In: Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2008, p. 47-54.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2023-08-21
Publicado em 2023-09-07