CONTRIBUIÇÕES DE MAGDA SOARES PARA O CAMPO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO BRASIL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023761Palavras-chave:
alfabetização; letramento; alfabetizadora; pandemia; Magda SoaresResumo
O artigo analisa as contribuições da professora Magda Soares para o campo da alfabetização e letramento durante a pandemia, a partir de 27 lives entre os anos de 2020 e 2022, disponíveis na plataforma YouTube. Os vídeos constam de atividades organizadas principalmente por universidades e redes de ensino. O método utilizado para analisar os dados foi a análise de conteúdo. Destaca-se o posicionamento político e pedagógico da professora frente ao contexto educacional brasileiro; a ênfase dada ao aprofundamento teórico na formação de alfabetizadoras; a sua problematização frente às realidades vividas pelas alfabetizadoras na pandemia; e a amorosidade nas respostas aos participantes das atividades.
Métricas
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Edições 70, 1977.
BERNSTEIN, B. Estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Trad. de Tomaz Tadeu da Silva e Luís Fernando Gonçalves Pereira. Petrópolis: Vozes, 1996.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA: Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC, Sealf: 2019.
FERREIRO, E; TEBEROSKY, A. A Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Letra A: O jornal do alfabetizador. Magda Soares através de textos. Belo Horizonte, novembro/dezembro de 2012 - ano 8 - Edição Especial. Disponível: https://www.ceale.fae.ufmg.br/files/uploads/JLA/2012_JLAesp.pdf. Acesso em: 12 mar. 2023.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo; OLIVEIRA, Fernando Rodrigues de. Magda Soares na história da alfabetização no Brasil. In: MORTATTI, Maria do Rosário Longo (org.). Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2011.
SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma Perspectiva Social. São Paulo: Ática, 1989.
SOARES, Magda. As muitas facetas da alfabetização. In.: SOARES Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2004a.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. [online]. 2004 b, n.25, p.5-17.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda a criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020a.
SOARES, Magda. Encontro em Marília. In.: MORTATTI, Maria do Rosário Longo (org). Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. São Paulo: Editora Unesp; Marília, SP: Oficina Universitária. 2011.
SOARES, Magda. Magda Soares. Live (2h26min15seg). Abralin, 2020b. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UnkEuHpxJPs&list=PLr3ePY74atXYAwHl0vqqQkMteXDQZSgqK&ab_channel=Abralin. Acesso em: 10 mar. 2023.
SOARES, Magda. Contribuições dos estudos linguísticos para a alfabetização e o letramento. Live (2h22min10seg). ALAB - Associação de Linguística Aplicada do Brasil, 2020c. Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=DQBKFrlklwY&list=PLr3ePY74atXYAwHl0vqqQkMteXDQZSgqK. Acesso em: 24 fev. 2023
SOARES, Magda. Lançamento de Alfaletrar, de Magda Soares - Café Contexto. Live (1h26min20seg). Editora Contexto, 2020d. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zOeDyZxoAZs. Acesso em: 10 mar. 2023.
SOARES, Magda. A PNA e a formação do leitor e escritor. Live (2h40min16seg). Waine Teixeira Junior, 2020e. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NfD48P7SIP0&list=PLr3ePY74atXYAwHl0vqqQkMteXDQZSgqK. Acesso em: 15 jun. 2023.
SOARES, Magda. Conexão Entrevista: Conversa sobre a perspectiva social da Alfabetização com Magda Soares (Brasil). Live (56min38seg). XX ENDIPE Rio 2020, 2020f. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=E32W60B1oS0&list=PLr3ePY74atXYAwHl0vqqQkMteXDQZSgqK&ab_channel=XXENDIPERio2020. Acesso em: 05 mar. 2023.
SOARES, Magda. Magda Soares: Gente como toda Gente. Live (2h8min51seg). Demerval da Hora, 2021a. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YAuNBwSo72s&list=PLr3ePY74atXYAwHl0vqqQkMteXDQZSgqK. Acesso em: 10 jul. 2023.
SOARES, Magda. Alfaletrar: Toda criança pode aprender a ler e escrever. Live (1h45min05seg). Educação Adventista Do Centro-Oeste, 2021b. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nXGyBwtYRXI. Acesso em: 08 mai. 2023.
SOARES, Magda. Alfaletrar: uma nova concepção de Ensino e Aprendizagem da Língua Escrita. Live (2h32min32seg). PPGE UFMS/CPAN, 2021c. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iF_U1RgQFR8&list=PLr3ePY74atXYAwHl0vqqQkMteXDQZSgqK. Acesso em: 18 mai. 2023.
SOARES, Magda. Entrevista com a Profa. Dra. Magda Soares. Live (1h5min04seg). GPADC UECE, 2021d. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=t3HO9A5pgpM&list=PLr3ePY74atXYAwHl0vqqQkMteXDQZSgqK&index=25&ab_channel=GPADCUECE . Acesso em: 04 mar. 2023.
SOARES, Magda. Alfaletrar: diálogo entre alfabetização e letramento. Live (2h33min01seg). UFRPE, 2021e. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=c1tr4T_-HtE. Acesso em: 17 set. 2023
SOARES, Magda. Paulo Freire: alfabetização e letramento. Live (1h56min52seg). CEALE - FAE/UFMG, 2021f. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?list=PLr3ePY74atXYAwHl0vqqQkMteXDQZSgqK&v=8X3t2G9AjqI&feature=youtu.be. Acesso em: 02 mar. 2023.
SOARES, Magda. Integração e continuidade da aprendizagem no ciclo de alfabetização e letramento. Live (2h20min01seg). QQB UFRGS, 2021g. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=p29vy-6Uakw. Acesso em: 09 mai. 2023.
SOARES, Magda. Mesa-redonda “As dívidas que assumimos com a alfabetização na volta ao ensino presencial”. Live (2h39min49seg). CPNV UFMS, 2022a. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PEgA5sGFbJ4 . Acesso em: 06 mar. 2023.
SOARES, Magda B.; MACIEL, Francisca Izabel P. Alfabetização. Brasília, DF: MEC/INEP/COMPED, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2023-09-01
Publicado em 2023-09-07