CONTRIBUIÇÕES DE MAGDA SOARES PARA O CAMPO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO BRASIL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Gilceane Caetano Porto Universidade Federal de Pelotas
  • Mauro Augusto Burkert Del Pino Universidade Federal de Pelotas
  • Fernanda Arndt Mesenburg Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023761

Palavras-chave:

alfabetização; letramento; alfabetizadora; pandemia; Magda Soares

Resumo

O artigo analisa as contribuições da professora Magda Soares para o campo da alfabetização e letramento durante a pandemia, a partir de 27 lives entre os anos de 2020 e 2022, disponíveis na plataforma YouTube. Os vídeos constam de atividades organizadas principalmente por universidades e redes de ensino. O método utilizado para analisar os dados foi a análise de conteúdo. Destaca-se o posicionamento político e pedagógico da professora frente ao contexto educacional brasileiro; a ênfase dada ao aprofundamento teórico na formação de alfabetizadoras; a sua problematização frente às realidades vividas pelas alfabetizadoras na pandemia; e a amorosidade nas respostas aos participantes das atividades.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gilceane Caetano Porto, Universidade Federal de Pelotas

Professora Associada do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutora em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFPel (2011). Possui Mestrado em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFPel (2005), Especialização em Educação pela Faculdade de Educação da FaE/UFPel (2001) e Graduação em Pedagogia pela mesma instituição (1999). É vice-líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública (GIPEP/CNPq). É pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita (GEALE/CNPq). Integra o Coletivo Alfabetização em Rede (ALFAREDE). Coordena na UFPel o Projeto de pesquisa Interinstitucional Alfabetização em rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19 e da recepção da PNA pelos docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do E.F. Atuou como professora alfabetizadora de crianças, jovens e adultos nas redes públicas estadual e municipal. Foi supervisora dos anos iniciais na Secretaria Municipal de Educação na cidade de Pelotas. Foi coordenadora do Colegiado do Curso de Pedagogia UFPel. Atuou como supervisora do PNAIC. Foi coordenadora de área do PIBID Pedagogia UFPel (2010-2020). Atuou como orientadora do Programa Residência Pedagógica do Núcleo Alfabetização - Pedagogia (2020-2022). Atualmente é Tutora do Programa PET do Curso de Pedagogia/UFPel. Tem experiência na área da Educação, principalmente com os seguintes temas: alfabetização, letramento, história da alfabetização e formação de professores.

Mauro Augusto Burkert Del Pino, Universidade Federal de Pelotas

É professor Associado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994). É Licenciado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (1984), Engenheiro Civil pela Universidade Católica de Pelotas (1983) e Pós-Graduado em nível de Especialização em Ensino pela Faculdade de Educação da UFPel (1989). Foi Reitor da Universidade Federal de Pelotas (2013-2017), foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFPel (2020-2022), foi Diretor da Faculdade de Educação da UFPel (2008-2012) e foi Secretário Municipal de Educação de Pelotas-RS (2001-2004). Integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFPel (PPGE). É Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública - GIPEP. Foi Presidente do Conselho Universitário da UFPel e do Conselho Diretor da Fundação Universidade Federal de Pelotas. Integrou o Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política de Formação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação e trabalho, currículo, formação profissional, política educacional e gestão educacional.

Fernanda Arndt Mesenburg, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2012), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2019) e, atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas - PPGE/UFPel. Também atua como pesquisadora no Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública - GIPEP. Atualmente trabalha como orientadora educacional na rede privada no município de Pelotas. Principais temas de investigação: educação, políticas educacionais e alfabetização.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Edições 70, 1977.

BERNSTEIN, B. Estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Trad. de Tomaz Tadeu da Silva e Luís Fernando Gonçalves Pereira. Petrópolis: Vozes, 1996.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA: Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC, Sealf: 2019.

FERREIRO, E; TEBEROSKY, A. A Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Letra A: O jornal do alfabetizador. Magda Soares através de textos. Belo Horizonte, novembro/dezembro de 2012 - ano 8 - Edição Especial. Disponível: https://www.ceale.fae.ufmg.br/files/uploads/JLA/2012_JLAesp.pdf. Acesso em: 12 mar. 2023.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo; OLIVEIRA, Fernando Rodrigues de. Magda Soares na história da alfabetização no Brasil. In: MORTATTI, Maria do Rosário Longo (org.). Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2011.

SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma Perspectiva Social. São Paulo: Ática, 1989.

SOARES, Magda. As muitas facetas da alfabetização. In.: SOARES Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2004a.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. [online]. 2004 b, n.25, p.5-17.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda a criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020a.

SOARES, Magda. Encontro em Marília. In.: MORTATTI, Maria do Rosário Longo (org). Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. São Paulo: Editora Unesp; Marília, SP: Oficina Universitária. 2011.

SOARES, Magda. Magda Soares. Live (2h26min15seg). Abralin, 2020b. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UnkEuHpxJPs&list=PLr3ePY74atXYAwHl0vqqQkMteXDQZSgqK&ab_channel=Abralin. Acesso em: 10 mar. 2023.

SOARES, Magda. Contribuições dos estudos linguísticos para a alfabetização e o letramento. Live (2h22min10seg). ALAB - Associação de Linguística Aplicada do Brasil, 2020c. Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=DQBKFrlklwY&list=PLr3ePY74atXYAwHl0vqqQkMteXDQZSgqK. Acesso em: 24 fev. 2023

SOARES, Magda. Lançamento de Alfaletrar, de Magda Soares - Café Contexto. Live (1h26min20seg). Editora Contexto, 2020d. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zOeDyZxoAZs. Acesso em: 10 mar. 2023.

SOARES, Magda. A PNA e a formação do leitor e escritor. Live (2h40min16seg). Waine Teixeira Junior, 2020e. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NfD48P7SIP0&list=PLr3ePY74atXYAwHl0vqqQkMteXDQZSgqK. Acesso em: 15 jun. 2023.

SOARES, Magda. Conexão Entrevista: Conversa sobre a perspectiva social da Alfabetização com Magda Soares (Brasil). Live (56min38seg). XX ENDIPE Rio 2020, 2020f. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=E32W60B1oS0&list=PLr3ePY74atXYAwHl0vqqQkMteXDQZSgqK&ab_channel=XXENDIPERio2020. Acesso em: 05 mar. 2023.

SOARES, Magda. Magda Soares: Gente como toda Gente. Live (2h8min51seg). Demerval da Hora, 2021a. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YAuNBwSo72s&list=PLr3ePY74atXYAwHl0vqqQkMteXDQZSgqK. Acesso em: 10 jul. 2023.

SOARES, Magda. Alfaletrar: Toda criança pode aprender a ler e escrever. Live (1h45min05seg). Educação Adventista Do Centro-Oeste, 2021b. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nXGyBwtYRXI. Acesso em: 08 mai. 2023.

SOARES, Magda. Alfaletrar: uma nova concepção de Ensino e Aprendizagem da Língua Escrita. Live (2h32min32seg). PPGE UFMS/CPAN, 2021c. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iF_U1RgQFR8&list=PLr3ePY74atXYAwHl0vqqQkMteXDQZSgqK. Acesso em: 18 mai. 2023.

SOARES, Magda. Entrevista com a Profa. Dra. Magda Soares. Live (1h5min04seg). GPADC UECE, 2021d. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=t3HO9A5pgpM&list=PLr3ePY74atXYAwHl0vqqQkMteXDQZSgqK&index=25&ab_channel=GPADCUECE . Acesso em: 04 mar. 2023.

SOARES, Magda. Alfaletrar: diálogo entre alfabetização e letramento. Live (2h33min01seg). UFRPE, 2021e. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=c1tr4T_-HtE. Acesso em: 17 set. 2023

SOARES, Magda. Paulo Freire: alfabetização e letramento. Live (1h56min52seg). CEALE - FAE/UFMG, 2021f. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?list=PLr3ePY74atXYAwHl0vqqQkMteXDQZSgqK&v=8X3t2G9AjqI&feature=youtu.be. Acesso em: 02 mar. 2023.

SOARES, Magda. Integração e continuidade da aprendizagem no ciclo de alfabetização e letramento. Live (2h20min01seg). QQB UFRGS, 2021g. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=p29vy-6Uakw. Acesso em: 09 mai. 2023.

SOARES, Magda. Mesa-redonda “As dívidas que assumimos com a alfabetização na volta ao ensino presencial”. Live (2h39min49seg). CPNV UFMS, 2022a. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PEgA5sGFbJ4 . Acesso em: 06 mar. 2023.

SOARES, Magda B.; MACIEL, Francisca Izabel P. Alfabetização. Brasília, DF: MEC/INEP/COMPED, 2000.

Downloads

Publicado

2023-09-07

Como Citar

Caetano Porto, G., Burkert Del Pino, M. A., & Arndt Mesenburg, F. (2023). CONTRIBUIÇÕES DE MAGDA SOARES PARA O CAMPO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO BRASIL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Revista Brasileira De Alfabetização, (20), 1–16. https://doi.org/10.47249/rba2023761

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2023-07-25
Aceito em 2023-09-01
Publicado em 2023-09-07