THE CONTRIBUTIONS OF MAGDA SOARES' WORK IN THE FIELD OF LITERACY AND LITERACY TEACHING IN BRAZIL DURING THE COVID-19 PANDEMIC
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023761Keywords:
literacy teaching, literacy, literacy teacher, pandemic, Magda SoaresAbstract
The article analyzes Professor Magda Soares' contributions to the field of literacy and literacy teaching during the pandemic, based on 27 livestreams between 2020 and 2022, available on the YouTube platform. The videos consist of activities organized by universities and educational networks. The method used to analyze the data was content analysis. The teacher's political-pedagogical position in relation to the Brazilian educational context is highlighted, followed by the emphasis given to deepening the theory in the training of literacy teachers, their questioning in the face of the realities experienced in the pandemic, and the lovingness in the answers given by the participants of the activities.
Metrics
References
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Edições 70, 1977.
BERNSTEIN, B. Estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Trad. de Tomaz Tadeu da Silva e Luís Fernando Gonçalves Pereira. Petrópolis: Vozes, 1996.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA: Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC, Sealf: 2019.
FERREIRO, E; TEBEROSKY, A. A Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Letra A: O jornal do alfabetizador. Magda Soares através de textos. Belo Horizonte, novembro/dezembro de 2012 - ano 8 - Edição Especial. Disponível: https://www.ceale.fae.ufmg.br/files/uploads/JLA/2012_JLAesp.pdf. Acesso em: 12 mar. 2023.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo; OLIVEIRA, Fernando Rodrigues de. Magda Soares na história da alfabetização no Brasil. In: MORTATTI, Maria do Rosário Longo (org.). Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2011.
SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma Perspectiva Social. São Paulo: Ática, 1989.
SOARES, Magda. As muitas facetas da alfabetização. In.: SOARES Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2004a.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. [online]. 2004 b, n.25, p.5-17.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda a criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020a.
SOARES, Magda. Encontro em Marília. In.: MORTATTI, Maria do Rosário Longo (org). Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. São Paulo: Editora Unesp; Marília, SP: Oficina Universitária. 2011.
SOARES, Magda. Magda Soares. Live (2h26min15seg). Abralin, 2020b. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UnkEuHpxJPs&list=PLr3ePY74atXYAwHl0vqqQkMteXDQZSgqK&ab_channel=Abralin. Acesso em: 10 mar. 2023.
SOARES, Magda. Contribuições dos estudos linguísticos para a alfabetização e o letramento. Live (2h22min10seg). ALAB - Associação de Linguística Aplicada do Brasil, 2020c. Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=DQBKFrlklwY&list=PLr3ePY74atXYAwHl0vqqQkMteXDQZSgqK. Acesso em: 24 fev. 2023
SOARES, Magda. Lançamento de Alfaletrar, de Magda Soares - Café Contexto. Live (1h26min20seg). Editora Contexto, 2020d. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zOeDyZxoAZs. Acesso em: 10 mar. 2023.
SOARES, Magda. A PNA e a formação do leitor e escritor. Live (2h40min16seg). Waine Teixeira Junior, 2020e. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NfD48P7SIP0&list=PLr3ePY74atXYAwHl0vqqQkMteXDQZSgqK. Acesso em: 15 jun. 2023.
SOARES, Magda. Conexão Entrevista: Conversa sobre a perspectiva social da Alfabetização com Magda Soares (Brasil). Live (56min38seg). XX ENDIPE Rio 2020, 2020f. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=E32W60B1oS0&list=PLr3ePY74atXYAwHl0vqqQkMteXDQZSgqK&ab_channel=XXENDIPERio2020. Acesso em: 05 mar. 2023.
SOARES, Magda. Magda Soares: Gente como toda Gente. Live (2h8min51seg). Demerval da Hora, 2021a. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YAuNBwSo72s&list=PLr3ePY74atXYAwHl0vqqQkMteXDQZSgqK. Acesso em: 10 jul. 2023.
SOARES, Magda. Alfaletrar: Toda criança pode aprender a ler e escrever. Live (1h45min05seg). Educação Adventista Do Centro-Oeste, 2021b. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nXGyBwtYRXI. Acesso em: 08 mai. 2023.
SOARES, Magda. Alfaletrar: uma nova concepção de Ensino e Aprendizagem da Língua Escrita. Live (2h32min32seg). PPGE UFMS/CPAN, 2021c. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iF_U1RgQFR8&list=PLr3ePY74atXYAwHl0vqqQkMteXDQZSgqK. Acesso em: 18 mai. 2023.
SOARES, Magda. Entrevista com a Profa. Dra. Magda Soares. Live (1h5min04seg). GPADC UECE, 2021d. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=t3HO9A5pgpM&list=PLr3ePY74atXYAwHl0vqqQkMteXDQZSgqK&index=25&ab_channel=GPADCUECE . Acesso em: 04 mar. 2023.
SOARES, Magda. Alfaletrar: diálogo entre alfabetização e letramento. Live (2h33min01seg). UFRPE, 2021e. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=c1tr4T_-HtE. Acesso em: 17 set. 2023
SOARES, Magda. Paulo Freire: alfabetização e letramento. Live (1h56min52seg). CEALE - FAE/UFMG, 2021f. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?list=PLr3ePY74atXYAwHl0vqqQkMteXDQZSgqK&v=8X3t2G9AjqI&feature=youtu.be. Acesso em: 02 mar. 2023.
SOARES, Magda. Integração e continuidade da aprendizagem no ciclo de alfabetização e letramento. Live (2h20min01seg). QQB UFRGS, 2021g. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=p29vy-6Uakw. Acesso em: 09 mai. 2023.
SOARES, Magda. Mesa-redonda “As dívidas que assumimos com a alfabetização na volta ao ensino presencial”. Live (2h39min49seg). CPNV UFMS, 2022a. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PEgA5sGFbJ4 . Acesso em: 06 mar. 2023.
SOARES, Magda B.; MACIEL, Francisca Izabel P. Alfabetização. Brasília, DF: MEC/INEP/COMPED, 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepted 2023-09-01
Published 2023-09-07