ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O LEGADO DE MAGDA SOARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2023768

Palavras-chave:

Magda Soares; educação infantil; letramento; alfabetização; língua escrita.

Resumo

Com o objetivo de explicitar os posicionamentos de Magda Soares sobre que experiências com a língua escrita poderiam ser praticadas com as crianças na educação infantil, examinamos entrevistas, artigos, capítulos de livros e livros que nossa mestra publicou neste milênio. Também analisamos comparativamente as edições da proposta curricular do município de Lagoa Santa - MG de 2008 e de 2020, que Magda Soares ajudou a construir. Concluímos que a mestra defendia para todas as crianças menores de seis anos não só o direito de ampliar suas experiências de letramento, mas, também, de avançar na apropriação da escrita alfabética, refletindo sobre palavras e com elas brincando.

Biografia do Autor

Artur Gomes de Morais, Universidade Federal de Pernambuco

Obteve graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1981), mestrado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco (1986) e doutorado em Psicologia pela Universidad de Barcelona (1996). Fez pós-doutorado na Universidad de Barcelona e no INRP-Paris (2005). Em 2011 fez um segundo pós-doutorado na UFMG e, em 2015, outro na UPEC-Paris. É professor titular do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, onde atua também no CEEL- Centro de Estudos em Educação e Linguagem e na Pós-Graduação em Educação . Tem experiência na área de Educação, dedicando-se, principalmente, aos seguintes temas: psicolinguística, didática da língua portuguesa, alfabetização, formação do professor e psicologia da educação.

Referências

BRADLEY, L; BRYANT, P. E. Categorizing sounds and learning to read – a causal connection. Nature, v. 301, n. 3. p. 419-421, 1983.

BRANDÃO, A. C. P.; LEAL, T. F. Alfabetizar e letrar na educação infantil: o que isso significa? In: BRANDÃO, A. C. P.; ROSA, E. C. S. (org.). Ler e escrever na educação infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Los sistemas de escritura en el desarollo del niño. México: Siglo XXI Editores, 1979.

FERREIRO, E.; GÓMEZ-PALACIO, M. Análisis de las perturbaciones em el proceso de aprendizaje de la lecto-escritura (Fascículo 2). México: Dirección General de Educación Especial, 1982.

LAGOA SANTA. Secretaria de Educação. Projeto Alfaletrar: metas em progressão. Lagoa Santa: Secretaria Municipal de Educação, 2008.

LAGOA SANTA. Secretaria de Educação. Projeto Alfaletrar: metas em progressão. Lagoa Santa: Secretaria Municipal de Educação, 2020.

LEITE, T. M.; MORAIS, A. G.; CORREA, J. O conhecimento das letras e o aprendizado da escrita alfabética. In: M. C. SILVA; A. C. P. S. CABRAL. (Org.). Práticas de alfabetização: processos de ensino e aprendizagem. Recife: Editora da UFPE, 2020, v. 1, p. 15-40.

MORAIS, A. G. O desenvolvimento da consciência fonológica e a apropriação da escrita alfabética entre crianças brasileiras. Revista Brasileira de Alfabetização, v. 1, p. 1-18, 2015.

MORAIS, A. G. Consciência fonológica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. v. 1. 238p.

MORAIS, A.G.; SILVA, A.; NASCIMENTO, G. S. Ensino da notação alfabética e práticas de leitura e escrita na educação infantil: uma análise das três versões da Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Educação, v. 25, p. 1-25, 2020.

MORAIS, A. G. ; SILVA, A. O ensino da escrita alfabética no final da educação infantil: comparando os currículos de seis países. Cadernos de Educação - UFPel (online), v. 1, p. 1-23, 2022.

SOARES, M. B. Alfabetização: a (des) aprendizagem das funções da escrita. Educação em Revista, v. 4, n. 08, 1988.

SOARES, M. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, A. A. M; BRANDÃO, H. M. B.; MACHADO, M. Z. V. A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999, p. 17-48.

SOARES, M. Alfabetização e letramento na educação infantil. Revista Pátio Educação Infantil, Porto Alegre, ano VII, n. 20, p. 6-9, jul./out. 2009

SOARES, M. B. Simplificar sem falsificar. Revista Educação. Guia da Alfabetização. São Paulo, n. 1, 2010, p. 6-11.

SOARES, M. Aprendizagem lúdica. [Entrevista concedida a] Rubem Barros. Revista Educação, São Paulo, 1 nov. 2011. Disponível em: http://www.revistaeducacao.com.br/aprendizagem-ludica/ Acesso em: 15 nov. 2018.

SOARES, M. B. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. Edição revista e ampliada. São Paulo: Contexto, 2017.

SOARES, M. Leitura Crítica – A etapa da educação infantil BNCC - 3ª versão. Brasília, DF, 2017. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/Parecer_2_Infantil_Magda_Becker_Soares.pdf. Acesso em: julho de 2023.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

SOARES, M. B. A proposta de ensino e avaliação da alfabetização em Lagoa Santa, Minas Gerais [Entrevista concedida a] Artur Gomes de Morais e Telma Ferraz Leal. Revista Em Aberto - INEP, v. 33, p. 1-11, 2020.

SOARES, M. B. Magda Soares em entrevista para Cadernos de Educação (UFPel) [Entrevista concedida a] Ana Ruth Moresco Miranda. Cadernos de Educação, n. 66, 2022.

Downloads

Publicado

2023-09-07

Como Citar

Gomes de Morais, A., & da Silva, A. (2023). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O LEGADO DE MAGDA SOARES. Revista Brasileira De Alfabetização, (20), 1–16. https://doi.org/10.47249/rba2023768

Edição

Seção

ARTIGOS