ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O LEGADO DE MAGDA SOARES
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2023768Palabras clave:
Magda Soares; educação infantil; letramento; alfabetização; língua escrita.Resumen
Con el objetivo de explicitar las perspectivas de Magda Soares sobre qué experiencias con la lengua escrita podemos practicar con los niños de educación infantil, hemos examinado entrevistas, artículos, capítulos de libros y los libros que nuestra maestra ha publicado en este milenio. También analizamos comparativamente las ediciones de la propuesta curricular de Lagoa Santa-MG de 2008 y 2020 que ella ayudó a construir. Concluimos que la maestra defendía para todos los niños con menos de seis años no solo el derecho de ampliar sus experiencias de letramiento, sino de avanzar en la apropiación de la escritura alfabética, reflexionando sobre palabras y jugando con ellas.
Métricas
Citas
BRADLEY, L; BRYANT, P. E. Categorizing sounds and learning to read – a causal connection. Nature, v. 301, n. 3. p. 419-421, 1983.
BRANDÃO, A. C. P.; LEAL, T. F. Alfabetizar e letrar na educação infantil: o que isso significa? In: BRANDÃO, A. C. P.; ROSA, E. C. S. (org.). Ler e escrever na educação infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Los sistemas de escritura en el desarollo del niño. México: Siglo XXI Editores, 1979.
FERREIRO, E.; GÓMEZ-PALACIO, M. Análisis de las perturbaciones em el proceso de aprendizaje de la lecto-escritura (Fascículo 2). México: Dirección General de Educación Especial, 1982.
LAGOA SANTA. Secretaria de Educação. Projeto Alfaletrar: metas em progressão. Lagoa Santa: Secretaria Municipal de Educação, 2008.
LAGOA SANTA. Secretaria de Educação. Projeto Alfaletrar: metas em progressão. Lagoa Santa: Secretaria Municipal de Educação, 2020.
LEITE, T. M.; MORAIS, A. G.; CORREA, J. O conhecimento das letras e o aprendizado da escrita alfabética. In: M. C. SILVA; A. C. P. S. CABRAL. (Org.). Práticas de alfabetização: processos de ensino e aprendizagem. Recife: Editora da UFPE, 2020, v. 1, p. 15-40.
MORAIS, A. G. O desenvolvimento da consciência fonológica e a apropriação da escrita alfabética entre crianças brasileiras. Revista Brasileira de Alfabetização, v. 1, p. 1-18, 2015.
MORAIS, A. G. Consciência fonológica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. v. 1. 238p.
MORAIS, A.G.; SILVA, A.; NASCIMENTO, G. S. Ensino da notação alfabética e práticas de leitura e escrita na educação infantil: uma análise das três versões da Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Educação, v. 25, p. 1-25, 2020.
MORAIS, A. G. ; SILVA, A. O ensino da escrita alfabética no final da educação infantil: comparando os currículos de seis países. Cadernos de Educação - UFPel (online), v. 1, p. 1-23, 2022.
SOARES, M. B. Alfabetização: a (des) aprendizagem das funções da escrita. Educação em Revista, v. 4, n. 08, 1988.
SOARES, M. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, A. A. M; BRANDÃO, H. M. B.; MACHADO, M. Z. V. A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999, p. 17-48.
SOARES, M. Alfabetização e letramento na educação infantil. Revista Pátio Educação Infantil, Porto Alegre, ano VII, n. 20, p. 6-9, jul./out. 2009
SOARES, M. B. Simplificar sem falsificar. Revista Educação. Guia da Alfabetização. São Paulo, n. 1, 2010, p. 6-11.
SOARES, M. Aprendizagem lúdica. [Entrevista concedida a] Rubem Barros. Revista Educação, São Paulo, 1 nov. 2011. Disponível em: http://www.revistaeducacao.com.br/aprendizagem-ludica/ Acesso em: 15 nov. 2018.
SOARES, M. B. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
SOARES, M. Alfabetização e letramento. Edição revista e ampliada. São Paulo: Contexto, 2017.
SOARES, M. Leitura Crítica – A etapa da educação infantil BNCC - 3ª versão. Brasília, DF, 2017. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/Parecer_2_Infantil_Magda_Becker_Soares.pdf. Acesso em: julho de 2023.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
SOARES, M. B. A proposta de ensino e avaliação da alfabetização em Lagoa Santa, Minas Gerais [Entrevista concedida a] Artur Gomes de Morais e Telma Ferraz Leal. Revista Em Aberto - INEP, v. 33, p. 1-11, 2020.
SOARES, M. B. Magda Soares em entrevista para Cadernos de Educação (UFPel) [Entrevista concedida a] Ana Ruth Moresco Miranda. Cadernos de Educação, n. 66, 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceptado 2023-08-28
Publicado 2023-09-07