CONTOS DE REPETIÇÃO E ACUMULATIVOS

MÚLTIPLAS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE LIBRAS

Autores

  • Cássia Geciauskas Sofiato Universidade de São Paulo
  • Elvira Cristina Martins Tassoni Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2024794

Palavras-chave:

Educação de surdos, língua brasileira de sinais, literatura infantil.

Resumo

Algumas questões centralizam os debates sobre a educação de surdos na contemporaneidade e dizem respeito ao processo de aprendizado/ampliação da língua de sinais e letramento em língua portuguesa. De fato, a maioria das escolas bilíngues para surdos no Brasil, prescreve em sua matriz curricular o ensino e desenvolvimento da língua de sinais e língua portuguesa na modalidade escrita e ambas são consideradas línguas de instrução. Assim sendo, este estudo objetiva mobilizar reflexões a respeito do ensino de língua brasileira de sinais na escola bilíngue, inserido em práticas discursivas, com vistas a ampliar o repertório linguístico do surdo e garantir o avanço de sua escolarização. O estudo é bibliográfico, baseando-se em referências teóricas da área da educação de surdos, além de alguns livros de literatura infantil. Espera-se que o desenvolvimento deste estudo possa contribuir com o debate sobre a apropriação da língua brasileira de sinais, experiências em língua portuguesa e seus possíveis sentidos dentro de contextos sociais.

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Biografia do Autor

Elvira Cristina Martins Tassoni, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora Pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas. Atualmente, é coordenadora do PPG-Educação. Foi editora da Revista Educação da PUC-Campinas de 2015 a 2023. Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1983), mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000 e 2008, respectivamente). Coordena o grupo de estudos GECOPEF - Grupo de Estudos Colaborativos de Professores do Ensino Fundamental - com a participação de gestores e professores. Foi professora da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e coordenadora pedagógica dos respectivos níveis de ensino. Realiza estudos na área da Psicologia Educacional e Formação de Professores, com ênfase no processo de ensino e aprendizagem na sala de aula, atuando principalmente nos seguintes temas: afetividade e cognição, alfabetização, leitura e escrita, mediação pedagógica, grupos colaborativos, relação professor-aluno, Educação Infantil e Ensino Fundamental. Associada da ABALF - Associação Brasileira de Alfabetização - desde a sua fundação, em 2012.

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Publicado

2024-06-07

Como Citar

Geciauskas Sofiato, C., & Martins Tassoni, E. C. (2024). CONTOS DE REPETIÇÃO E ACUMULATIVOS: MÚLTIPLAS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE LIBRAS. Revista Brasileira De Alfabetização, (22), 1–12. https://doi.org/10.47249/rba2024794

Edição

Seção

DOSSIÊ
Recebido em 2023-09-10
Aceito em 2023-10-30
Publicado em 2024-06-07