CONTOS DE REPETIÇÃO E ACUMULATIVOS

MÚLTIPLAS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE LIBRAS

Authors

  • Cássia Geciauskas Sofiato Universidade de São Paulo
  • Elvira Cristina Martins Tassoni Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2024794

Keywords:

Educação de surdos, língua brasileira de sinais, literatura infantil.

Abstract

Some issues centralize the debates about the education of the deaf in the contemporaneity and concern the process of learning/ expansion of sign language and reading in Portuguese. In fact, most bilingual schools for the deaf in Brazil prescribe in their curriculum the teaching and development of sign language and Portuguese language in the written mode and both are considered languages of instruction. Therefore, this study aims to mobilize reflections about the teaching of Brazilian sign language in bilingual school, inserted in discursive practices, in order to expand the linguistic repertoire of the deaf and ensure the advancement of their schooling. The study is bibliographical, based on theoretical references in the field of deaf education, as well as some children’s literature books. It is hoped that the development of this study can contribute to the debate on the appropriation of the Brazilian language of signs, experiences in Portuguese and their possible meanings within social contexts.

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Author Biography

Elvira Cristina Martins Tassoni, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora Pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas. Atualmente, é coordenadora do PPG-Educação. Foi editora da Revista Educação da PUC-Campinas de 2015 a 2023. Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1983), mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000 e 2008, respectivamente). Coordena o grupo de estudos GECOPEF - Grupo de Estudos Colaborativos de Professores do Ensino Fundamental - com a participação de gestores e professores. Foi professora da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e coordenadora pedagógica dos respectivos níveis de ensino. Realiza estudos na área da Psicologia Educacional e Formação de Professores, com ênfase no processo de ensino e aprendizagem na sala de aula, atuando principalmente nos seguintes temas: afetividade e cognição, alfabetização, leitura e escrita, mediação pedagógica, grupos colaborativos, relação professor-aluno, Educação Infantil e Ensino Fundamental. Associada da ABALF - Associação Brasileira de Alfabetização - desde a sua fundação, em 2012.

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Published

2024-06-07

How to Cite

Geciauskas Sofiato, C., & Martins Tassoni, E. C. (2024). CONTOS DE REPETIÇÃO E ACUMULATIVOS: MÚLTIPLAS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE LIBRAS. Revista Brasileira De Alfabetização, (22), 1–12. https://doi.org/10.47249/rba2024794

Issue

Section

DOSSIÊ
Received 2023-09-10
Accepted 2023-10-30
Published 2024-06-07