A LITERATURA INFANTIL NO CONTEXTO ESCOLAR
O PAPEL DA LEITURA E DA FANTASIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2025875Palavras-chave:
Literatura infantil. Fantasia. Criação.Resumo
Neste estudo, analisamos o percurso da literatura infantil no contexto escolar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, utilizando autores como Vigotski (2018, 2021), Paulo Freire (1967), e Ariès (2006). O objetivo é compreender como a literatura infantil, o processo de criação e imaginação acompanham o desenvolvimento da criança na escola. Enfatizamos o papel da leitura e da fantasia no estímulo à imaginação e à criatividade, assim como o impacto que a escolarização exerce sobre a experiência de leitura. Os resultados mostram que, embora a literatura infantil tenha um enorme potencial para despertar o prazer pela leitura, o processo escolar tende a transformar essa prática em uma atividade obrigatória e, por vezes, desmotivadora, inibindo o interesse genuíno da criança
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Aceito em 2024-09-24
Publicado em 2025-01-31