A LITERATURA INFANTIL NO CONTEXTO ESCOLAR

O PAPEL DA LEITURA E DA FANTASIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Autores

  • Lara Maria Aquino Marques Universidade Federal do Ceará
  • Keli Alves da Silva
  • Joana D'arc Tavares da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2025875

Palavras-chave:

Literatura infantil. Fantasia. Criação.

Resumo

Neste estudo, analisamos o percurso da literatura infantil no contexto escolar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, utilizando autores como Vigotski (2018, 2021), Paulo Freire (1967), e Ariès (2006). O objetivo é compreender como a literatura infantil, o processo de criação e imaginação acompanham o desenvolvimento da criança na escola. Enfatizamos o papel da leitura e da fantasia no estímulo à imaginação e à criatividade, assim como o impacto que a escolarização exerce sobre a experiência de leitura. Os resultados mostram que, embora a literatura infantil tenha um enorme potencial para despertar o prazer pela leitura, o processo escolar tende a transformar essa prática em uma atividade obrigatória e, por vezes, desmotivadora, inibindo o interesse genuíno da criança

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Referências

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Publicado

2025-01-31

Como Citar

Aquino Marques, L. M., Alves da Silva, K., & Tavares da Cunha, J. D. (2025). A LITERATURA INFANTIL NO CONTEXTO ESCOLAR: O PAPEL DA LEITURA E DA FANTASIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. Revista Brasileira De Alfabetização, (23), 1–13. https://doi.org/10.47249/rba2025875

Edição

Seção

Dossiê "Infância, literatura e escola"
Recebido em 2024-01-08
Aceito em 2024-09-24
Publicado em 2025-01-31