“TECELÕES DE HISTÓRIAS”

O CONTAR E O ESCUTAR COMO FORMAS DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O TEXTO LITERÁRIO NA INFÂNCIA

Autores

  • Valter Henrique Fritsch Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2025902

Palavras-chave:

Contação de Histórias;, Mediação de leitura;, Literatura e infância;, Escolarização da literatura infantil;, Formação de contadores de histórias.

Resumo

O presente artigo faz um breve relato do projeto “Tecelões de Histórias” (2016-2020), explorando seus aspectos formativos e analisando trechos de relatos de participantes. Implementado em escolas urbanas, rurais e em quilombos de São Lourenço do Sul (RS), o projeto destaca-se como uma iniciativa de fomento à contação de histórias, enriquecendo a mediação da leitura na infância. Também é de interesse deste artigo propor uma reflexão acerca do papel da contação de histórias, das questões sociais que estão implicadas nessa prática e da escuta sensível, buscando defender o impacto positivo que o ato de narrar histórias oralmente pode ter no estímulo à leitura na infância e no processo de escolarização da literatura infantil.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BAJOUR, Cecília. Ouvir nas entrelinhas: O valor da escuta nas práticas de leitura. 1ªed. São Paulo, Pulo do Gato, 2012.

BLOOM, Paul. Como o prazer funciona: Por que gostamos do que gostamos. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora Best-Seller, 2021.

BROOKS, Peter. Reading for the plot: Design and Intention in Narrative. 1ª ed. Massachusetts: Harvard University Press, 1992.

CAVALCANTI, Joana. Caminhos da literatura infantil e juvenil: dinâmicas e vivências na ação pedagógica. 3. ed. São Paulo: Paulus, 2009.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 51ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2017.

GOMES, Janine Corrêa. Compreensões sobre o processo de desativação das escolas multisseriadas do município de São Lourenço do Sul. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso – Educação do Campo. Universidade Federal do Rio Grande, São Lourenço do Sul.

MACHADO, Ana Maria. Menina Bonita do Laço de Fita. 9ª ed. Porto Alegre: Editora Ática, 2019.

PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: Uma nova perspectiva. 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 2009.

REYES, Yolanda. A Casa Imaginária: Leitura e literatura na primeira infância. 1ª ed. São Paulo: Global Editora, 2016.

ROGERS, Carl R. Liberdade para Aprender. 4 ed. Belo Horizonte: Interlivros, 1978.

Downloads

Publicado

2025-01-31

Como Citar

Fritsch, V. H. (2025). “TECELÕES DE HISTÓRIAS”: O CONTAR E O ESCUTAR COMO FORMAS DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O TEXTO LITERÁRIO NA INFÂNCIA. Revista Brasileira De Alfabetização, (23), 1–12. https://doi.org/10.47249/rba2025902

Edição

Seção

Dossiê "Infância, literatura e escola"
Recebido em 2024-01-30
Aceito em 2024-11-11
Publicado em 2025-01-31