“TECELÕES DE HISTÓRIAS”
O CONTAR E O ESCUTAR COMO FORMAS DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O TEXTO LITERÁRIO NA INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2025902Palavras-chave:
Contação de Histórias;, Mediação de leitura;, Literatura e infância;, Escolarização da literatura infantil;, Formação de contadores de histórias.Resumo
O presente artigo faz um breve relato do projeto “Tecelões de Histórias” (2016-2020), explorando seus aspectos formativos e analisando trechos de relatos de participantes. Implementado em escolas urbanas, rurais e em quilombos de São Lourenço do Sul (RS), o projeto destaca-se como uma iniciativa de fomento à contação de histórias, enriquecendo a mediação da leitura na infância. Também é de interesse deste artigo propor uma reflexão acerca do papel da contação de histórias, das questões sociais que estão implicadas nessa prática e da escuta sensível, buscando defender o impacto positivo que o ato de narrar histórias oralmente pode ter no estímulo à leitura na infância e no processo de escolarização da literatura infantil.
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Aceito em 2024-11-11
Publicado em 2025-01-31