O CHEFÃO LÁ DO MORRO
LITERATURA, REPRESENTATIVIDADE E MEDIAÇÃO DE LEITURA LITERÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2025915Palavras-chave:
Literatura infantil; Mediação de Leitura; Representatividade literária; Formação do Leitor Literário; DDemocratização da leituraResumo
Este texto relata a mediação de leitura do livro “O chefão lá do morro”, de Otávio Júnior e Angelo Abu, realizada com crianças de quatro turmas de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, oriundas de camadas populares. O objetivo foi analisar o uso de livros que representam infâncias semelhantes às dos leitores, aproximando-os da leitura literária de forma prazerosa. A mediação, entendida como o fomento do diálogo entre leitores e texto (Soares, 1988; Bajour, 2012), incluiu etapas como votação para seleção do livro, desenho do protagonista e conversas literárias. Os resultados indicam que obras com elementos identitários despertam curiosidade e engajamento, ampliando o repertório de leitura e tornando a representatividade um canal importante para a formação de leitores.
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Aceito em 2025-01-31
Publicado em 2025-08-23