THE BOSS OVER AT THE HILLSIDE COMMUNITY
LITERATURE, REPRESENTATIVENESS AND LITERARY READING MEDIATION
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2025915Keywords:
Literatura infantil; Mediação de Leitura; Representatividade literária; Formação do Leitor Literário; DDemocratização da leituraAbstract
This text presents an experience of mediating the literary book "O chefão lá do morro" (Júnior; Abu, 2014). The proposal was carried out with children in the third year of elementary school at a public school. Reading mediation is understood as fostering a dialog between readers and the author/text, in which worlds and cultures are put into relation, based on Soares (1988), Andruetto (2012) and Bajour (2012). The aim of the article was to investigate how the choice of books expresses the teacher-mediator's concept of childhood and literature and interferes with the enunciation of reading. Also, whether the choice of books that represent childhoods similar to those of the readers becomes a means of bringing children from working-class backgrounds closer to literary reading as a form of pleasure and recognition.
Keywords: Children's literature; Reading mediation; Literary representativeness; Literary reader training; Democratization of reading
Metrics
References
ANDRUETTO, Maria Teresa. Por uma literatura sem adjetivos. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.
BAJOUR, C. Ouvir nas entrelinhas: O valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo, Pulo do Gato, 2012.
BRASIL, Ministério da Educação, Lei 10.639/2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm (último acesso: 30 de janeiro de 2024)
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 4. ed. São Paulo: Duas cidades, 2004.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
DORNELLES, Leni Vieira; MARQUES, Circe Mara. Pedagogias da racialidade: modos de se constituir crianças negras em escolas de educação infantil do Brasil. Propuesta educativa (Online) no.43 Ciudad Autonoma de Buenos Aires jun. 2015. vol 1 – Págs. 113 a 122. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1995-77852015000100011 (último acesso:30 de janeiro de 2024)
GOUVEA, Maria Cristina Soares de. Imagens do negro na literatura infantil brasileira: análise historiográfica. Educ. Pesqui. [online]. 2005, vol.31, n.1, pp.79-91. ISSN 1517-9702. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022005000100006. (último acesso: 30 de janeiro de 2024)
JÚNIOR, Otávio & STARKOFF, Vanina. Da minha janela. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2020.
JÚNIOR, Otávio & LUBAMBO, Bruna. De passinho em passinho. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2021.
JÚNIOR, Otávio & SANTOS, Isabela. Procura-se Carolina. Belo Horizonte: Yellowfante, 2022.
JÚNIOR, Otávio & ABU, Angelo. O chefão lá do morro. Belo Horizonte: Yellowfante, 2020
NUNES, Marília Forgearini. Ler literatura infantil é ler o quê?. In: LER para mediar: a literatura infantil na roda. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022.
NUNES, M.F; MELO, C.A; SILVA, C.M.F. Análise comparativa do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD literário) a partir da relação entre leitura e democracia cultural. Revista Brasileira de Alfabetização. São Paulo: Número 20 (Edição Especial) - 2023
RIOS, Rosana; NEVES, André. O monstro monstruoso da caverna cavernosa. São Paulo: DCL, 2004.
SOARES, Magda. As condições sociais da leitura: uma reflexão em contraponto. ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura: porque a interdisciplinaridade. In: ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro da (Orgs.). Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 1988, p.18-29.
TAVARES, C; Licá, M. O olhar das mediadoras de leitura em comunidades quilombolas do Maranhão sobre a presença negra nas obras literárias para crianças e jovens. In: TAVARES, Cristiane & WEISZ, Telma (org). Literatura e Educação. Porto Alegre: editora Zouk, 2021.
VIGOTSKI, L.S. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: Martins Fontes Editora, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepted 2025-01-31
Published 2025-08-23





