A “PROBLEMÁTICA” DA LITERACIA E DA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2025926Palavras-chave:
Alfabetização, Letramento, PBA, PNA, EJAResumo
Pesquisar a alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA) torna-se tanto um desafio quanto uma forma de resistência por parte de pesquisadores e educadores no Brasil. O objetivo deste estudo é analisar a proposta de reformulação do Programa Brasil Alfabetizado, implementada em 2022, e destinada aos profissionais da EJA. Este escrito adota uma metodologia qualitativa, de pesquisa bibliográfica e documental. Com base nos estudos de Magda Soares (2023), Paulo Freire (1987, 1996, 2023), Mortatti (2004, 2019) e Street (2014) foi possível compreender os conceitos de alfabetização, letramento e a apreensão da dimensão social da prática de alfabetização, a partir de uma visão abrangente da formação do indivíduo, transcendendo uma abordagem educacional restrita a questões metodológicas.
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Aceito em 2025-08-14
Publicado em 2025-08-23