ALFABETIZAÇÃO EM ESCOLAS FRANCESAS: DADOS DO RELATÓRIO DO INSTITUTO FRANCÊS DE EDUCAÇÃO (IFÉ) 2015

Authors

  • Dagoberto Buim Arena

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2018.v0.260

Keywords:

Alfabetização na França. Relatório Goigoux. Práticas de ensino de leitura. Suportes de escrita. Gêneros do discurso.

Abstract

Em 2015, o Instituto Francês de Educação iniciou a divulgação, pela sua página na internet, de um amplo relatório de pesquisa, coordenada por Roland Goigoux, sobre práticas de ensino em classes de alfabetização. Este artigo tem o objetivo de apresentar e analisar apenas os dados referentes ao ensino da leitura, ao uso de suportes, e aos tipos de escrita, conforme categorização usada pelo relatório. Para tanto, foi necessário apreciar os dados produzidos e os apontamentos dos pesquisadores, sob o ponto de vista do autor do artigo, com a intenção de criar uma situação de distanciamento em relação aos princípios tomados como ponto de partida pela pesquisa francesa.

Metrics

Metrics Loading ...

References

ARENA, Dagoberto Buim. A fusão entre suportes e enunciados para a criação de sentidos. Série-Estudos. Campo Grande, MS, n. 40, p. 159-184, jul./dez. 2015.

ARENA, Dagoberto Buim. Função e estrutura em atos de leitura. ANPEd, Anais ...da 32ª. Reunião Anual. Rio de Janeiro: 2009. Disponível em <http://32reuniao.anped.org.br/arquivos/trabalhos/GT10-5111--Int.pdf>. Acesso em 5 de agosto de 2016.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

COLOMER, Teresa; CAMPS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre: Artmed, 2002.

FOUCAMBERT, Jean A criança, o professor e a leitura. Porto Alegre: Artes Médias, 1994.

GOIGOUX, Roland; CÈBE, Silvie; PAOUR, Jean-Louis. Phono: développer les compétences phonologiques. Paris: Hatier, 2004.

GOIGOUX, Roland; CÈBE, Silvie. Apprendre à lire à l’école: tout CE qu’il faut savoir por accompagner l’enfant. Paris: Retz, 2006.

GOIGOUX, Roland. (Dir.) Lire e Écrire. Rapport de Recherche. Étude d l’influence de pratiques d’enseignement de la lecture e de l’écriture sur la quallté des premiers apprentissages. Apprende à lire e à ecrire aux Cours Préparatoire. Lyon: IFÉ, 2015 Disponível em <http://ife.ens-lyon.fr/ife/recherche/lire-ecrire/GOIGOUX/GOIGOUX>. Acesso em 3 agosto de 2016.

.

HARVEY, Stephanie; GOUDVIS, Anne. Strategies that work: teaching Comprehension for Understanding and Engagement. Portland: Stenhouse Publischers, 2007.

MEDVIÉDV, Pável Nikoláievitch. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Trad. de Ekaterina Vólkova Américo e Sheila Camargo Grillo. São Paulo: Contexto, 2012.

SMITH, Frank. Compreendendo a leitura: uma análise psicolinguística da leitura e do aprender a ler. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998

VOLOSINOV, Valentin Nikolaevic. Marxisme et philosophie du langage: les problèmes fondamentaux de la méthode sociologique dans la science du langage. Nouvelle édition bilíngüe traduite du russe par Patrick Sériot et Inna Tylkowski-Ageeva. Limoges: Lambert-Lucas, 2010.

Published

2018-05-11

How to Cite

Buim Arena, D. (2018). ALFABETIZAÇÃO EM ESCOLAS FRANCESAS: DADOS DO RELATÓRIO DO INSTITUTO FRANCÊS DE EDUCAÇÃO (IFÉ) 2015. Revista Brasileira De Alfabetização, (7). https://doi.org/10.47249/rba.2018.v0.260

Issue

Section

TEMA LIVRE
Received 2018-04-27
Accepted 2018-04-27
Published 2018-05-11