ALFABETIZAÇÃO EM ESCOLAS FRANCESAS: DADOS DO RELATÓRIO DO INSTITUTO FRANCÊS DE EDUCAÇÃO (IFÉ) 2015
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba.2018.v0.260Palabras clave:
Alfabetização na França. Relatório Goigoux. Práticas de ensino de leitura. Suportes de escrita. Gêneros do discurso.Resumen
Em 2015, o Instituto Francês de Educação iniciou a divulgação, pela sua página na internet, de um amplo relatório de pesquisa, coordenada por Roland Goigoux, sobre práticas de ensino em classes de alfabetização. Este artigo tem o objetivo de apresentar e analisar apenas os dados referentes ao ensino da leitura, ao uso de suportes, e aos tipos de escrita, conforme categorização usada pelo relatório. Para tanto, foi necessário apreciar os dados produzidos e os apontamentos dos pesquisadores, sob o ponto de vista do autor do artigo, com a intenção de criar uma situação de distanciamento em relação aos princípios tomados como ponto de partida pela pesquisa francesa.Métricas
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Aceptado 2018-04-27
Publicado 2018-05-11